NOTÍCIAS
Data de Publicação: 02-04-2017

BRASIL: UMA FEDERAÇÃO INJUSTA III - E A CARGA TRIBUTÁRIA É QUE ESCRAVIZA O EMPREENDEDORISMO BRASILEIRO

Tudo que aconteceu em 2013, com o repudio da classe trabalhadora indo para rua, surpreendendo a todos, reclamando de um reajuste de apenas R$ 0,20 na tarifa de ônibus em São Paulo - SP, fez nascer a semente de uma planta daninha, capaz de enfrentar a sanha dos governos de aumentar os seus gastos sem nenhum limite, no fundo foi a população protestando contra a carestia e o crescente aumento da carga tributária que sofreu escalada de 25 por cento do PIB -Produto Interno Bruto (Soma de tudo que é produzido no país anualmente) para 40 por cento do PIB nos dias atuais que justificou tais movimentos pacíficos da população.

A parcela que mais sofre depois do trabalhador é a dos empreendedores, principalmente as micro, pequenas e médias empresas, pois os impostos cobrados pelo governos já inviabilizam a maioria das atividades industriais, comerciais e de serviços, principalmente aqui no Nordeste. Exemplo: no Sul, Sudeste e Centro-oeste, temos chuvas abundantes de cerca de 1300 a 1800 mm anuais com o bioma Cerrado e Mata Atlântica, no Nordeste o bioma predominante é a Caatinga, que só chove em média de 300 à 800 mm por ano, assim como pagar a mesma alíquota de imposto no Nordeste que o Sul, Sudeste e Centro-oeste? Além de tudo, nestas regiões se concentram 70 do emprego e do gasto orçamentário do governo em estradas, hospitais, universidades, sede de institutos federais como IBGE, IPEA, estatais com Petrobrás, é um Brasil rico x um Brasil pobre, essa é a realidade, o Nordeste não consegue liderar em nenhum segmento a produção industrial, no agronegócio em nenhum item em comparação com o sul e sudeste, a cana de açúcar e a laranja só São Paulo representa 90 de toda produção, que começou aqui, nem a cultura do eucalipto no sul da Bahia lidera, talvez só o rebanho de ovinos e caprinos sejamos líder, tudo isso por causa das limitações climáticas. Somente a liderança em produção de frutas em cultura irrigada na região de Juazeiro na Bahia e Petrolina em Pernambuco no Rio São Francisco tem papel de destaque.

No fundo, vivemos à reboque de políticas públicas governamentais iguais as que são planejadas para o sul e sudeste, sem que se observem as diferenças climáticas, em 2016/2017 enfrentamos a pior seca de todos os tempos e muito poucas ações foram feitas nas três esferas de governo para amparar produtores rurais e empresários.

No nordeste, de nada adianta conceder prazos para parcelamento de impostos federais, a exemplo do que a RFB - Receita Federal do Brasil permitiu desde 2016, o que precisa mesmo é ter uma alíquota diferenciada do Sul e Sudeste, como é aplicado na SUFRAMA na zona franca de Manaus - AM, ou seja redução de 88 no II- Imposto de Importação destinado à produção, Isenção completa do IPI- Imposto de Produtos Industrializados, redução da alíquota de PIS/COFINS para 3,65 por cento, redução de 75 por cento no IRPJ - Imposto de Renda da Pessoa Jurídica para empresas de médio e grande porte, já para as Micro e pequenas empresas optantes do Simples Nacional pagar metade da alíquota.

Todo esse incentivo duraria até que o Norte e Nordeste do Brasil pudesse ampliar seu IDH - Índice de Desenvolvimento Humano para 0,753 e se igualar ao Sudeste do Brasil, visto que hoje está em 0,608, devido justamente as condições climáticas que reflete no número de óbitos, saneamento básico e expectativa de vida da população.

Pelo bem da verdade, o BNB - Banco do Nordeste do Brasil alongou prazos para que produtores rurais atingidos pela estiagem possam quitar seus financiamentos, o mesmo deve ser feito pelo BBSA - Banco do Brasil e CAIXA - Caixa Econômica Federal com os micro e pequenos empresários, inclusive com uma carência de 01 ano para até que passe os efeitos da recessão de 2016/2016/2017.

 

Antonio Pimentel Pereira I Engenheiro, Especialista em Auditoria Governamental, Bacharel em Ciências Contábeis e ex-prefeito por dois mandatos do município de Governador Mangabeira - Bahia. Email: antoniopimentelcontato@gmail.com

Planejamento, Seriedade e Responsabilidade é nossa marca.

Contatos: (75) 99826052 ou (75) 981302717 

Foto: Facebook

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449