NOTÍCIAS
Data de Publicação: 13-01-2019

Inteligência da PF informou autoridades bolivianas sobre fuga de Battisti para o país

A área da inteligência da Polícia Federal (PF) informou as autoridades bolivianas que o italiano Cesare Battisti tinha fugido para a Bolívia nas últimas semanas, ajudando na captura por meio dessas informações.

Segundo informado ao blog, os dados foram repassados tanto ao adido da PF na região, o oficial de ligação da polícia brasileira na Bolívia, quanto propriamente às autoridades bolivianas, numa ação de cooperação internacional.

[A gente tinha elementos, uma hipótese sólida de que ele havia ido para a Bolívia e passamos esses dados ao adido e às autoridades bolivianas], informou à coluna uma autoridade policial brasileira.

A própria Polícia Italiana também tinha os dados da fuga de Battisti para a Bolívia, e cooperando com o Brasil de forma coordenada, ajudou a Bolívia, de acordo com a mesma autoridade policial.

Municiadas dessas informações repassadas pela PF brasileira e pela polícia italiana, as autoridades da Bolívia começaram as buscas por Battisti em seu país. A diligência em si que terminou com a prisão, contudo, foi exclusiva da polícia boliviana.

Essa troca de informações foi constante na área de inteligência dos três países nos últimos dias. E a hipótese da ida para a Bolívia, e a permanência em em Santa Cruz de La Sierra, ganhou corpo à medida que uma equipe grande de agentes de inteligência atuava no caso.

Entenda o caso

Cesare Battisti foi condenado à prisão perpétua em 1993 sob a acusação de ter cometido quatro assassinatos na Itália nos anos 1970. Ele fugiu por vários países até chegar ao Brasil há mais de uma década.

Em entrevista a este blogueiro em 2009, Battisti afirmou que se fosse extraditado para a Itália seria morto. Ele diz não ter envolvimento com os homicídios.

Em 2010, o ex-presidente Lula negou a extradição do antigo ativista político, mas sua situação jurídica mudou no Brasil. Battisti era considerado foragido desde o último dia 14 de dezembro, quando o então presidente Michel Temer assinou o decreto de extradição do italiano. (Matheus Leitão ? B.1)

Foto: Polizia di Stato/Reprodução

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449