NOTÍCIAS
Data de Publicação: 20-11-2014

Corrupção e o fim do mundo

A Lei nº12.846/2013, conhecida como lei anticorrupção, entrou em vigor em fevereiro deste ano e, até hoje, não foi regulamentada no âmbito federal. O estado de São Paulo e o município, Paraná e Tocantins já regulamentaram as suas competências. É importante que o governo federal, atingido por tantas denúncias de corrupção, cumpra a sua obrigação para que a norma tenha efetividade em todo território nacional.

Agora mesmo grande celeuma se formou com o anúncio de que atuais diretores da Petrobrás estariam envolvidos no recebimento de propinas,  aventando, desta forma, a  possibilidade da aplicação da lei 12.846/2013.

O Corregedor Geral da União, em suas declarações,  afirma que a lei está em vigor e pode ser aplicada imediatamente. Outros dizem que os fatos investigados seriam anteriores à vigência da citada lei.

Por outro lado, o presidente do Tribunal de Contas da União, preocupado com as consequências  econômicas da declaração de inidoneidade das empresas envolvidas, o que interromperia obras públicas fundamentais para o desenvolvimento nacional, sugere a aplicação de normas especiais para a conclusão das obras superfaturadas com a repactuação dos contratos e redução dos valores então contratados.

Pelo visto, as autoridades públicas buscam saídas para que o escândalo da Petrobrás e os futuros, ainda não identificados, não representem o fim do mundo como apregoam os arautos do diabo tão em voga nas falas políticas, as quais tentam confundir o povo, ameaçando com a volta dos tempos infernais das heranças malditas deles próprios.

As propostas de acordos para amenizar as apurações não encontram respaldo perante a opinião pública. A descoberta dos crimes cometidos em conluio entre servidores públicos e dirigentes de empreiteiras, se descaracterizados por conveniências políticas, firmará o absurdo entendimento de que um sujeito pego em flagrante praticando estupro poderá fazer acordo para continuar a ação, e só será processado se cometer novo crime.

Em outros tempos  já passamos por problemas  similares,  e a solução encontrada foi a intervenção do Poder Judiciário na direção das empresas, com a continuação dos trabalhos até a conclusão das obras , ou da desconstituição das empresas.

A roubalheira na Petrobrás é só mais um crime perpetrado por funcionários da estatal que, durante anos, gozaram de prestígio e credibilidade. Diretores com mais de trinta anos de serviços relevantes  são acusados de participarem de tramóias como lavagem de dinheiro e corrupção, o que pode significar que decidiram participar das quadrilhas ao se sentirem imunes a punições , protegidos por gente poderosa.  Pelos depoimentos divulgados, não é surpreendente que dirigentes de empresas privadas aleguem terem sido extorquidos por agentes públicos. O fato é que estava tudo bem até a descoberta dos prejuízos causados à Petrobrás.

As investigações policiais irão apresentar as provas de quem era corrupto ou corruptor. Quando a Justiça decidir as responsabilidades de cada um dos envolvidos, o governo, que não consegue controlar seus colaboradores, e não concluiu praticamente nenhuma das obras de infra-estrutura, poderá alegar que não as fez porque foi impedido pela Justiça. É uma boa desculpa.

A presidente Dilma, após prolongar a sua estada fora da confusão, voltou com a fisionomia de guerrilheira que foi presa e torturada pela repressão , e de que, hoje, é refém e torturada psicologicamente por seus companheiros. É preciso não desistir, pois o que está acontecendo ainda não é o fim do mundo. (Diário do Poder)

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449