NOTÍCIAS
Data de Publicação: 29-07-2020

Reabilitação é aliada na recuperação de patologias cardiovasculares e pulmonares

Pacientes portadores de patologias com acometimentos cardiovasculares e pulmonares, em recuperação pós-cirúrgica ou após internação, incluindo por Covid-19, contam com o suporte de uma reabilitação personalizada para recuperação da capacidade física e respiratória.

Com foco no exercício físico supervisionado como tratamento associado à recuperação e ao ganho funcional, o programa de Reabilitação Cardiovascular, Pulmonar e Metabólica do Hospital Cárdio Pulmonar retoma suas atividades direcionadas a pacientes com problemas cardiovasculares e pulmonares, a exemplo de asma, DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica) e fibrose pulmonar.

"Após avaliação médica, definição dos parâmetros funcionais, categorização do risco e de exames adicionais, com verificação caso a caso e aprovado pelo médico assistente, um plano de exercícios conduzidos pela nossa equipe de fisioterapia especializada é estabelecido de forma individualizada", explica o coordenador do programa o cardiologista Luiz Eduardo Ritt.

Covid-19

O programa de reabilitação do Hospital Cárdio Pulmonar fez adaptações na rotina e adotou medidas de segurança adequadas ao momento atual diante da pandemia do novo coronavírus. Agora há, inclusive, a opção de sessões virtuais e a reabilitação também pode ser indicada para pacientes em recuperação após a Covid-19.

"Esses pacientes acometidos por Covid-19, por vezes, apresentam sintomas que perduram mesmo depois da fase aguda da infecção", diz a pneumologista Daniela Cavalcante.

Manutenção da fadiga por perda muscular, perda nutricional (principalmente os que passaram por uma internação) e ainda comprometimento crônico de função pulmonar e da função cardíaca são causadores de limitação funcional nesses pacientes, como completa a especialista. (Ascom)

Foto: Divulgação/Ascom

 

 

 

 


COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449