NOTÍCIAS
Data de Publicação: 10-04-2021

Deus usou o STF para mandar uma mensagem aos cristãos?

Será que Deus usou o STF?

No que se refere à ADPF 811, Inês é morta. O caso foi encerrado com uma derrota humilhante para os defensores da inviolabilidade da liberdade de crença, e de sua inseparabilidade da liberdade de culto, aliviada apenas pelo voto simpático do ministro Dias Toffoli, que estendeu a mão ao ministro Kassio Nunes Marques.

As reações entre cristãos variaram da celebração à consternação, passando por apatia, perplexidade e raiva. Mas, embora a diversidade de percepções seja grande, é nítido que uma parcela significativa e barulhenta reagiu mal à coisa toda.

Gostaria de compartilhar com meus leitores esse dilema, minhas impressões e o rumo a tomar diante dele. Tenho um palpite: acho que o Altíssimo enviou uma mensagem aos cristãos brasileiros ontem.

Pela liberdade de culto

Pois bem; por um lado, compartilho com tantos amigos conservadores e também irmãos de fé do entendimento de que a criação de semelhante jurisprudência pelo STF é extremamente danosa para o entendimento e a prática da liberdade religiosa em nosso país. Em meu entendimento, e do IBDR, o STF sacramentou uma clivagem entre liberdade pessoal de crença e de consciência e a liberdade de culto enquanto prática e vivência coletiva e pública. Trata-se de um evento grave, no qual um entendimento claramente pobre e secularizado da religião, emanado por mentes desacostumadas à piedade e à vida religiosa, se projeta sobre comunidades religiosas inteiras definindo a natureza de sua prática.

Essa decisão abre sério precedente para possíveis futuras intervenções do Estado em assuntos nos quais pessoas secularistas e alheias à religião organizada entendam que o cerceamento de atividades públicas da religião é aceitável, uma vez que suas crenças pessoais e sua consciência religiosa individual não tenham sido violadas. O que isso pode significar para comunidades terapêuticas religiosas, escolas e universidades confessionais, direito de família, editoria e jornalismo religioso, e atividade política cristã?

Não quero sugerir que estejamos sob perseguição religiosa e reconheço que tais preocupações são especulativas. No entanto, o impacto dos valores liberais progressistas - do que o entendimento dos juízes na ADPF 811 foi um exemplo típico - nos processos judiciais envolvendo liberdade religiosa em diversos países nos últimos anos e, particularmente, nos EUA, tem sido consistentemente ruim para a religião.

Pelo bem comum

Passemos agora ao outro lado da questão; de modo algum aprovo a abertura de templos e a realização de cultos durante os momentos mais dramáticos e perigosos da pandemia, como os que vivemos desde o princípio de março. Não é descabido mencionar aqui que sou ministro religioso evangélico de raiz batista, e que nossa congregação evangélica constituiu uma equipe de protocolo de saúde, de modo a manter as práticas da comunidade alinhadas com o melhor conhecimento sobre medidas de proteção e aspectos legais. O conselho da comunidade escolheu proteger as pessoas e cooperar com a sociedade, e proibições da prefeitura de nossa cidade seriam para nós instrumentos inócuos e supérfluos.

Eu não sou uma exceção. Conheço dezenas de pastores que se esforçaram para cooperar com as autoridades, para se informar sobre evidência científica, e para fazer o melhor para as suas comunidades.

Mas a existência de tantos líderes e leigos cristãos, tanto evangélicos quanto católicos, que rejeitam totalmente essa abordagem é um fato público e, em minha perspectiva, escandaloso. Refiro-me especificamente ao esforço contínuo para encontrar e propagar narrativas paralelas sobre a ineficácia de lockdowns, quarentenas, máscaras, e até mesmo de vacinas, misturando argumentos contra as quarentenas em nome da "economia" com novos argumentos em defesa da liberdade religiosa.

Há inclusive alguns exemplos infames de tal mentalidade. Enquanto o STF julgava a matéria houve reuniões de religiosos evangélicos sem máscara e realmente aglomerados - digo, abraçados uns nos outros - clamando a Deus em alta voz por uma resposta. Sinto-me inclinado a pensar que a resposta do STF, mesmo que questionável em termos de direitos humanos, pode ter sido mesmo uma resposta de Deus à falta de bom senso de uma parcela das igrejas e dos líderes religiosos.

Forma e liberdade

Concordar com reivindicações de ambos os lados desse importante debate me lança em um trágico paradoxo. Reconheço que se a tese do IBDR, da Anajure e de outros advogados obtivesse sucesso, é líquido e certo que teríamos uma profusão de casos de igrejas abusando de sua liberdade religiosa colocando em risco seus fiéis e a sociedade.

Sim, dirão tantos e eu mesmo: são os custos da liberdade. Aceitar uma sociedade livre é aceitar certo ônus, para a coletividade e o risco de alguns indivíduos prejudicarem a si mesmos e a outros no uso de sua liberdade. No entanto deve haver limites aí. Se a liberdade é persistentemente empregada para promover a sua própria destruição, temos uma irracionalidade moral, e isso pode se tornar um processo sistêmico.

Eu penso, por exemplo, que algumas correntes do Direito de Família contemporâneo, com sua ênfase terapêutica na absolutidade do bem-estar e da felicidade dos indivíduos, carregam uma irracionalidade sistêmica em seu ventre. O movimento dos "direitos afetivos", para ser específico, labora no erro de absolutizar a felicidade afetiva, tornando a fidelidade e a virtude moral subsidiárias em relação à felicidade. Ora, é claro que não é possível construir vida moral coletiva dizendo a cada indivíduo que a felicidade dele está acima de tudo. A liberdade dos indivíduos deve ter limites, do contrário não haverá família. Como isso não se aplicaria, portanto, ao campo da liberdade religiosa?

Francis Schaeffer, um dos grandes líderes evangélicos do século 20 e fundador da comunidade L'Abri, na Suíça, falou com muita propriedade sobre o problema da relação entre forma e liberdade no mundo moderno. Penso que ele nos ajuda a entender o que vem ocorrendo no Brasil, neste trecho de The Great Evangelical Disaster:

"Aqui o problema dos anos 1920 aos 1980 foi propriamente expresso. É a tentativa de ter liberdade absoluta - de ser totalmente autônomo em relação a quaisquer limites intrínsecos? nomeadamente o problema de forma e liberdade. É um problema que toda cultura desde o princípio da história teve de confrontar. O problema é o seguinte: se não há um equilíbrio apropriado entre forma e liberdade, então a sociedade se moverá para um de dois extremos. A liberdade, sem o equilíbrio da forma, levará ao caos e à ruptura da sociedade. A forma, sem o equilíbrio da liberdade, levará ao autoritarismo. Mas note: nenhuma sociedade pode existir em estado de caos. E sempre que o caos reina por algum tempo, dá à luz à imposição do controle arbitrário... Há um equilíbrio entre forma e liberdade que nos acostumamos a pensar que é natural, no mundo. Mas ele não é natural."

Pois bem, aqui está a minha interpretação schaefferiana do que está acontecendo. Um processo de alienação social dos setores conservadores e religiosos da sociedade, provocado por uma elite cultural Weird e de esquerda, criou condições para a emergência de um movimento de ultradireita. Esse movimento inflamou o caos, reivindicando liberdade. Mas essa liberdade - traduzida em termos de liberdade religiosa - evidentemente agravou a convulsão social provocada pela pandemia da Covid-19. E isso motivou um gesto autoritário do STF.

Seria realmente maravilhoso o quadro de um movimento nacional das igrejas cristãs comprometido com a saúde pública, com o bem comum, realizando seus atos de diaconia para socorrer pessoas com necessidades causadas pela pandemia e combatendo a desinformação. Mas esse quadro não existe. O que temos é um grande motim social, que tem algumas razões, mas também muita irracionalidade. O que temos é o que, na linguagem da teologia moral cristã, nós chamamos de libertinagem: usos irracionais e viciosos da liberdade.

Mas notem: não digo, com isso, que o STF agiu "certo". Talvez, em sua ansiedade moral, em sua preocupação com a saúde pública e para evitar algumas dezenas de milhares de mortos. Mas não podemos fechar os olhos para o fato de que se criou uma jurisprudência que pode não ser ruim - Deus queira! -, mas tudo indica que é.

Enfim, o ponto crucial: onde está o "pecado original?" Na concepção de Schaeffer, não há dúvida: no abuso da liberdade. E, se minha leitura da coisa estiver certa, os cristãos que abusaram da liberdade religiosa descuidando do bem comum são corresponsáveis, com o STF, pela presente ameaça à liberdade religiosa.

Uma resposta de Deus?

Eu sugeri acima que a decisão do STF pode ser uma resposta do alto. Assim mesmo como foi: torta, politizada, questionável, triste; mas, ao mesmo tempo, a mais consistente com o combate efetivo à pandemia no presente imediato.

Ora, segundo Jean Pierre de Caussade, o momento presente é como um "sacramento". O sacramento do momento presente significa que os desafios e dádivas que Deus coloca diante de nós em cada momento são o lugar de nos encontrarmos com Ele. Na graça e no desafio de hoje Ele nos encontra. Consideremos a derrota da tese de inviolabilidade da liberdade de culto hoje no STF: por que não tomá-la como o lugar em que o Senhor encontra as igrejas brasileiras?

Sim, Deus permitiu uma derrota pública, embora não completa, da liberdade religiosa e, certamente, da libertinagem religiosa. Mas isso é tudo? Creio que não. A possibilidade de pensar em como servir ao bem comum e praticar a fraternidade, mesmo sofrendo um prejuízo, continua possível. Podemos mostrar ainda a que viemos. Não é com o bem que se vence o mal?

As Escrituras bíblicas ensinam em diversas passagens que Deus usou reis e impérios ímpios como os assírios, os egípcios e os babilônicos para castigar e disciplinar seu povo. Muitas vezes esse castigo era desproporcional, injusto. Mas era necessário para chacoalhar o povo de Deus. Será possível que o Senhor, por meio de exageros e omissões de nossa corte suprema, tenha nos advertido sobre nossas prioridades? Será que colocamos nossos direitos acima de nossos deveres, exatamente como alguns movimentos ideológicos e espirituais que nós criticamos em nosso país?

Alguns dirão que não podemos ser passivos, e que sem luta não há direitos. Vejo se hastearem bandeiras para a "guerra santa" (por ora apenas de palavras, graças a Deus). É verdade, sem luta não se consolidam direitos. No entanto, o cristianismo propõe uma forma bastante contraintuitiva de lutar: "buscai em primeiro lugar o reino de Deus, e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas". Isso foi o que Jesus disse. Precisamos de liberdade de culto; mas talvez Deus queira outra coisa de nós nesse momento.

Resta a nós, agora, perguntar: como podemos ajudar aqueles que dos quais discordamos sobre liberdade religiosa e à sociedade como um todo, para enfrentar a pandemia da melhor forma possível? Penso que é lá que encontraremos o nosso Senhor. E, para reforçar meu ponto, convido os amigos à leitura do profeta Isaías:

"Clama bem alto e não te detenhas; levanta a voz como a trombeta; anuncia ao meu povo a sua transgressão, e à linhagem de Jacó, os seus pecados.

Ainda assim eles me procuram todo dia; têm prazer em conhecer os meus caminhos, como se fossem um povo que pratica a justiça e que não abandonou a ordenança do seu Deus. Pedem-me juízos corretos, têm prazer em se chegar a Deus!

Por que jejuamos, dizem eles, e não atentas para isso? Por que nos humilhamos, e tu não o sabes? No dia em que jejuais, cuidais dos vossos negócios e exigis que se façam todos os vossos trabalhos.

Jejuais para brigas e rixas, para ferirdes com punho pecador! Se quiserdes que a vossa voz se faça ouvir no alto, não jejueis como fazeis hoje.

Seria esse o jejum que escolhi? Um dia para que o homem se humilhe, incline a cabeça como o junco e deite-se em pano de saco e cinza? Chamarias isso jejum e de dia aceitável ao Senhor?

Por acaso não é este o jejum que escolhi? Que soltes as cordas da maldade, que desfaças as ataduras da opressão, ponhas em liberdade os oprimidos e despedaces todo jugo?

Não é também que repartas o pão com o faminto e recolhas em casa os pobres desamparados? Não é que vistas o nu, o cubras e não deixes de socorrer o próximo?

Então a tua luz romperá como a alva, e a tua cura logo chegará; a tua justiça irá adiante de ti, e a glória do Senhor será a tua retaguarda.

Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Aqui estou. Se tirares o jugo, o dedo acusador e o falar com falsidade do meio de ti;

e se abrires a alma ao faminto, e fartares o aflito, a tua luz nascerá nas trevas e a tua escuridão será como o meio-dia." (Isaías 58,1-10).

Arrisco-me a fazer uma aplicação desse trecho da Escritura à querela presente. Queremos muito cultuar; queremos fazer nossos "jejuns e orações". Mas o Senhor nem sempre está interessado nisso. Parece que, às vezes, tudo o que ele quer é que olhemos ao redor. Parece que ele não se interessa muito por jejuns misturados com brigas, nem por cultos cuja finalidade é elevar o engajamento político. Parece que o culto que o Senhor deseja é a promoção do bem dos outros - o bem comum. Deus aguenta ficar sem o nosso jejum e sem o nosso culto dominical. O que ele não suporta é uma congregação de pessoas que não se importa com os outros.

E, assim como o profeta anuncia, se abrirmos o nosso coração para os outros, a nossa luz nascerá nas trevas. Nós teremos a nossa liberdade religiosa. Mas talvez tenhamos de perdê-la primeiro, até aprendermos a usá-la. Talvez Deus queira desviar os nossos olhos das nossas liberdades e nos lembrar de nossos deveres com a fraternidade e o bem comum. Talvez o Senhor esteja abalando levemente uma das nossas mais prezadas liberdades para nos fazer lembrar por que somos cristãos.

Fonte: Gazeta do Povo

Publicado: http://www.deolhonews.com.br/

Foto: Marcello Casal/Agencia Brasil

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449