NOTÍCIAS
Data de Publicação: 03-05-2021

Jornalistas e deputados se unem em ato em defesa da liberdade de imprensa

Celebrado nesta segunda-feira (3), o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi marcado por um evento na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Organizado pelo presidente da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Casa, o deputado Jacó (PT), o ato contou com a participação de parlamentares e jornalistas.

"Considero este ato da maior importância diante dos constantes ataques à liberdade de imprensa e, em especial, aos profissionais de imprensa no Brasil. E não sou eu quem valida os fatos e os números: organizações como RSF [Repórteres sem Fronteiras] dão conta de que o país entrou na zona vermelha do ranking mundial de liberdade de imprensa, situação agravada desde que o senhor Jair Messias Bolsonaro foi conduzido ao poder, em 2018", declarou Jacó, durante a abertura do evento.

Em sua participação, o editor-chefe do Portal M!, Osvaldo Lyra, pontuou que eventos, como os realizados pelo parlamentar petista, servem para fortalecer a liberdade de imprensa e o jornalismo, ainda quando em um período quando a democracia vem sendo colocada em xeque, com os constantes ataques feitos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e os seguidores dele.

O contexto de ataques à liberdade de imprensa no Brasil também foi levantado pelo presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves. Em seu discurso, ele repudiou os ataques à repórter da TV Aratu Driele Veiga e por jornalistas do jornal Correio, protagonizados pelo presidente Bolsonaro.

"Esses fatos (ataque a Driele Veiga no dia 26/4 e a repórter do Correio da Bahia quando cobria manifestação de apoiadores ao presidente) se repetem no Brasil inteiro porque não são ataques gratuitos, fazem parte de um projeto maior de enfraquecimento da imprensa como tentativa de enfraquecer a democracia, já que a imprensa é um dos pilares basilares da democracia brasileira", refletiu.

Legado de Ruy Barbosa

Como símbolo da defesa à liberdade de imprensa no Brasil, o presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI), Ernesto Marques, lembrou do legado do jurista, político e jornalista baiano Ruy Barbosa. Nascido em Salvador, no ano de 1849, Ruy defendera a República e era contra a participação de militares na política.

"A atuação política do jornalista Ruy Barbosa é atual, e eu diria até, terrivelmente atual, quando se lança candidato a presidente contra o Marechal Hermes da Fonseca, mesmo sabendo ter poucas chances de vitória. Foi para o sacrifício por antever os riscos da militarização da política: "A candidatura militar, desastradamente armada para salvar as posições de alguns chefes políticos, encerra em si a desgraça irremediável do Brasil". No seu tempo, era reverenciado com o epíteto de "apóstolo". Hoje, eu pergunto se não seria mais adequado chamá-lo de profeta", refletiu.

Museu Casa de Ruy Barbosa

Além de refletir sobre a atualidade da obra de Ruy, o presidente da ABI fez um apelo pela preservação da memória do jurista baiano, presente no Museu Casa de Ruy Barbosa, em Salvador. Localizado na mesma rua onde Ruy nasceu, no Centro Histórico, o estabelecimento encontra-se abandonado, em meio a um imbróglio jurídico.

"Estas mínimas referências ao pensamento e à memória de Ruy Barbosa compõem o valioso acervo do Museu Casa de Ruy Barbosa, pertencente à Associação Bahiana de Imprensa. Sob a gestão de uma empresa de ensino superior que jocosamente usa o seu nome como marca de fantasia [Faculdade Ruy Barbosa], o Museu foi largado ao abandono durante anos, com graves prejuízos para o imóvel e para o próprio acervo. Com o pretexto deste ato, aproveito a oportunidade para reiterar o pedido de apoio aos colegas jornalistas, às empresas de comunicação e à Assembleia Legislativa, para que se somem à ABI no esforço para soerguer o Museu Casa de Ruy Barbosa", protestou Ernesto. (Francisco Artur - Muita Informação)

Foto: Reprodução

 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449