NOTÍCIAS
Data de Publicação: 22-07-2021

Eleições são 'inegociáveis', diz Pacheco sobre fala atribuída a Braga Netto

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, reagiu às "ameaças à realização de eleições em 2022" atribuídas ao ministro da Defesa, Walter Braga Netto em reportagem publicada nesta quinta-feira (22), pelo jornal O Estado de S. Paulo, que sustenta que Braga Netto disse ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que não haverá eleições no próximo ano sem a aprovação do voto impresso pelo Congresso. Em nota, o ministro da Defesa emitiu opinião sobre o sistema eleitoral e negou que tenha usado interlocutores para se comunicar com o presidente da Câmara.

Em sua manifestação, o presidente do Senado ressaltou a clareza do texto constitucional. "Discussões sobre o sistema político-eleitoral, formas de financiamento de campanhas, voto eletrônico ou impresso, entre outros temas, cabem ao Congresso Nacional, a partir do debate próprio do processo legislativo e com respeito às divergências e à vontade da maioria", ressaltou Pacheco em postagem no Twitter.

O presidente do Senado acrescentou: "Seja qual for o modelo, a realização de eleições periódicas, inclusive em 2022, não está em discussão. Isso é inegociável. Elas irão acontecer, pois são a expressão mais pura da soberania do povo. Sem elas não há democracia e o país não admite retrocessos".

Desmentidos
Presidente do Tribunal Superior Eleitoral e ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Roberto Barroso declarou pelo Twitter que, em conversas com Walter Braga Netto e com Arthur Lira, "ambos desmentiram, enfaticamente, qualquer episódio de ameaça às eleições?. O deputado Arthur Lira afirmou que o voto popular, secreto e soberano será exercido "a despeito do que sai ou não na imprensa".

Em nota oficial, Braga Netto disse que a reportagem é "desinformação que gera instabilidade entre os poderes da República, em um momento que exige a união nacional", negou fazer uso de interlocutores para comunicar-se com chefes de outros poderes, afirmou o exercício do papel das Forças Armadas dentro dos limites da Constituição e ratificou a competência do Parlamento para deliberar sobre o "voto impresso e auditável".

Após as manifestações de Braga Netto e de Arthur Lira, o jornal O Estado de S. Paulo publicou nota em que reafirma o conteúdo da reportagem.

Com informações da Agência Senado

Foto: Roque Sá/Agencia Senado

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449