NOTÍCIAS
Data de Publicação: 14-09-2021

STF forma maioria para obrigar União a garantir 2ª dose de vacina em SP

O STF (Supremo Tribunal Federal) confirmou a decisão do ministro Ricardo Lewandowski que obriga o Ministério da Saúde a assegurar o envio de vacinas contra covid-19 suficientes para retomar a aplicação da 2ª dose no Estado de São Paulo. A votação foi realizada na noite de 2ª feira (13).

Por volta das 22h, 6 dos 11 ministros já tinham votado a favor e garantido maioria no plenário. São eles: Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Rosa Weber, Edson Fachin e o relator, Lewandowski.

"Diante de todo o exposto, voto por referendar a medida cautelar pleiteada para determinar à União que assegure ao Estado de São Paulo a remessa das vacinas necessárias à imunização complementar das pessoas que já tomaram a primeira dose, dentro do prazo estipulado nas bulas dos fabricantes e na autorização da Anvisa", escreveu Lewandowski em voto divulgado no plenário virtual da Corte.

Os demais ministros só informaram concordar com o relator, mas não apresentaram voto por escrito.

DECISÃO ANTERIOR

Em decisão liminar (provisória) de 16 de agosto deste ano, o ministro Lewandowski ordenou que o governo federal enviasse ao Estado de São Paulo a quantidade de vacinas necessárias para completar a imunização de quem já tomou a 1ª dose.

A ação foi movida pelo governo paulista, que afirma ter sofrido com um corte de 228 mil doses da Pfizer, que seriam enviadas pelo Ministério da Saúde. O Estado alega que a mudança foi feita de forma ?imediata e descabida?.

O Ministério da Saúde nega que a alteração do critério de distribuição das vacinas tenha representado prejuízo para o Estado.

VACINADOS

Segundo o Ministério da Saúde, até essa 2ª feira (13.set), já foram distribuídas mais de 250 milhões de doses de vacina conta a covid-19. Dessas, mais de 210 milhões já foram aplicadas, sendo que 86,1% da população adulta do país recebeu a 1ª dose e 45,5% tem a imunização completa.

São Paulo está bem acima da média nacional da quantidade de adultos vacinados. No Estado, 97,2% da população adulta recebeu pelo menos uma dose de imunizante anticovid e 59,9% tem o esquema vacinal completo. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde de São Paulo nesta 3ª (14.set). (Poder 360).

Foto: Nelson Jr./STF


COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449