NOTÍCIAS
Data de Publicação: 02-12-2021

SP mantém exigência de uso de máscaras em locais abertos

O governador de São Paulo, João Doria, decidiu, nesta quinta-feira (02), que será mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos.

?Atendendo recomendação do Comitê Científico, o estado de SP vai manter a exigência do uso de máscara em espaços abertos. Todos os números demonstram que a pandemia está recuando em São Paulo, mas vamos optar pela precaução. O nosso maior compromisso é com a saúde da população?, publicou Doria no Twitter.

A decisão foi tomada após a confirmação de casos da variante Ômicron do coronavírus no estado. O governo paulista pretendia flexibilizar a restrição a partir do dia 11 de dezembro.

?Na recomendação feita ao Governo de São Paulo, o Comitê Científico apontou que há incertezas quanto ao impacto da variante ômicron às vésperas do fim de ano. Os períodos de Natal e do Réveillon costumam provocar grandes aglomerações, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias como a Covid-19?, afirmou o governo estadual em nota.

A decisão do governo estadual paulista acontece no mesmo dia em que a vigilância sanitária recomendou que a capital São Paulo cancele o Réveillon.

Um estudo encomendado pela Prefeitura de São Paulo e feito pela vigilância sanitária recomendou que a capital paulista cancele o Réveillon e mantenha o uso obrigatório de máscaras.

O estudo foi enviado à CNN pelo secretário municipal de Saúde de São Paulo, Edson Aparecido.

A expectativa é de que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, que está em Nova York, nos Estados Unidos, com o governador João Doria, se pronuncie sobre o estudo ainda na manhã desta quinta (02).

?Em função da nova variante, passei o estudo para o prefeito Ricardo Nunes. O prefeito deve falar agora pela manhã, em Nova York, anunciando oficialmente o que a vigilância recomendou?, afirmou o secretário.

A expectativa é de que esse estudo da Vigilância fosse divulgado no próximo domingo, dia 5, mas foi antecipado pelas autoridades.

A análise da situação epidemiológica feita pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (COVISA), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Paulo, pontua que ainda não está claro se a nova variante do coronavírus Ômicron é mais transmissível, ou se causa Covid-19 mais grave. Mas indica que ?evidências preliminares? sugerem risco aumentado de reinfecção.

O estudo recomenda um ?fortalecimento da vigilância genômica para identificação da circulação de novas variantes?. A vigilância também pede que viagens não essenciais sejam evitadas, principalmente para locais onde a nova variante tem incidência significativa.

?Indicadores epidemiológicos e assistências seguem estáveis, no entanto, considerando o fato novo ? surgimento da variante Ômicron ?, [?] já com diagnóstico em vários continentes e casos confirmados nesta capital de São Paulo, neste momento recomendamos: manter o uso de máscaras obrigatório; intensificar o processo de imunização da população?, conclui o estudo. (Tainá FalcãoLeonardo Lopesda CNN - em São Paulo).

Foto: Pedro Duran/CNN

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449