NOTÍCIAS
Data de Publicação: 11-05-2022

Antes de propor divulgação, Defesa alegou riscos e pediu sigilo de perguntas ao TSE

Antes de propor a divulgação do material, na semana passada, no último mês as Forças Armadas alegaram risco à segurança e pediram sigilo sobre as perguntas enviadas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito das urnas eletrônicas.

Segundo informações da coluna de Guilherme Amado, no portal Metrópoles, em abril o Ministério da Defesa afirmou que a divulgação dos questionamento dos militares poderia "prejudicar ou causar risco a projetos de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, assim como a sistemas, bens, instalações ou áreas de interesse estratégico nacional". O documento foi obtido pela publicação por meio da Lei de Acesso à Informação da Justiça Eleitoral, nesta terça-feira (10/5).

Na comunicação endereçada ao TSE, a Defesa disse ainda que tais informações eram "imprescindíveis à segurança da sociedade ou do Estado". Na ocasião, a pasta alegou também "risco à segurança das instituições" e impôs sigilo de cinco anos aos documentos.

Apesar da cautela anterior, na semana passada o próprio ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, solicitou que o TSE divulgasse a íntegra das perguntas enviadas pelas Forças Armadas. Segundo a coluna, em resposta, o ministro Edson Fachin afirmou que a única parte que ainda não tinha sido divulgada era aquela à qual os militares pediram sigilo. O magistrado destacou ainda que não é contra tornar os documentos públicos. (bahia.ba).

Foto: Marcos Corrêa/PR

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449