NOTÍCIAS
Data de Publicação: 03/10/2024

Vivendo em tempos apocalípticos (água e fogo)

Vivendo em tempos apocalípticos (água e fogo)

 

                                                                                  *Itamar Ribeiro

 

Não é tão difícil entender o ciclo que estamos vivendo, se analisarmos as escrituras sagradas (Bíblia Sagrada), entendemos o atual momento, em que a população mundial vive. Em abril/2024, mais precisamente, no dia 27 o estado do Rio Grande do Sul, foi surpreendido com um grande volume de chuvas, começou em Santa Cruz do Sul e se estendeu na região dos Vales, sobrecarregando as bacias dos rios Taquari, Caí, Pardo, Jacuí, Sinos e Gravataí, que transbordaram e as águas invadiram os municípios, destruindo cidades e vidas, durante mais de trinta dias.

Um volume maior de chuva aconteceu, no dia 29 de abril, e ficou estacionária sobre o Rio Grande do Sul, os volumes ficaram entre 200 mm e 300 mm, em diversas áreas. Na capital do estado, Porto Alegre, o volume chegou a 258,6 mm em apenas três dias. Esse número corresponde, a mais de dois meses de chuva, quando comparado a normal climatológica dos meses de abril (114,4 mm) e de maio (112,8 mm), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

No mesmo período, estados do norte e nordeste, tiveram um volume de chuva além do normal, Acre, Amazonas, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Piauí. Em outros países do mundo, as chuvas desapontaram, a exemplo do Norte do Japão (julho), enchentes, com chuvas torrenciais, os habitantes deixaram suas casas, os rios transbordaram, carros foram levados pelas correntezas.

A pergunta que se ouve, por que tanto desastres naturais? Deus permite que isso aconteça? Qual a causa? É o pecado? as sagradas escrituras sinalizam, que, vivemos o ?final do sistema de coisas ou últimos dias?, o apóstolo Paulo em 2ª Timóteo 3:1, traz a nossa memória:

?Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirá tempos difíceis?;

Em breve, Deus vai acabar com tudo, que causa sofrimento, inclusive os desastres naturais, segundo o apóstolo João, em Apocalipse 21:3,4.

3 - "E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe?.

4 ? ?E Deus enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas?.

Se acompanharmos as escrituras sagradas, não estranhamos, o que vem acontecendo sobre a terra ao longo do tempo.

Fogo

Cessaram as chuvas, e a seguir veio o fogo, devastando a vegetação, destruindo a natureza (terra), que produz alimentos, para todo o ser vivente não só no país (Brasil), mas, em outros países do mundo. Quando menciono a falta de alimentos, o evangelista Mateus 24:7, afirma:

?... e haverá fomes e terremotos em vários lugares.?

O fogo provoca as queimadas, no país durante a seca, os estados mais afetados, estão localizados nas regiões Norte, Centro-Oeste e partes do Nordeste e Sudeste.

Aqui estão alguns dos estados mais afetados: Amazônia Legal (que engloba vários estados da Região Norte e parte do Centro-Oeste); Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Pará, Mato Grosso (também na Região Centro-Oeste); Maranhão (parte do Nordeste); Região Centro-Oeste: Mato Grosso do Sul, Goiás; Região Sudeste: Minas Gerais, São Paulo e Região Nordeste: Bahia, Piauí.

Os incêndios florestais e queimadas, que acontecem, alegam, os fatores de condições climáticas (seca), desmatamento, pecuária, o agronegócio, e são intensificadas no Cerrado e na Amazonia.

Um estudo realizado por 30 pesquisadores de órgãos públicos, universidades e ONGs estimou que, em 2020, ao menos 17 milhões de animais vertebrados morreram em consequência direta das queimadas no Pantanal.

Quem sobrevive, quer seja, animais racionais ou irracionais, encontra terra arrasada, eis o que a Bíblia Sagrada nos relata:

2 Pedro 3:7 ? ?Mas os céus e a terra que agora existem estão sendo guardados pela mesma ordem de Deus a fim de serem destruídos pelo fogo. Estão sendo guardados para o Dia do Julgamento e da destruição dos que não querem saber de Deus.?

No livro do profeta Isaías, a Bíblia fala, sobre a terra de várias formas, incluindo: 

  • Contaminação

Isaías 24:5 diz ?que a terra está contaminada por causa dos seus moradores, que quebram as leis, mudam os estatutos e quebram o convênio eterno.?

  • Destruição

Isaías 24:19-23 diz ?que a terra vai tremer, rachar, despedaçar-se e ficar cambaleando como um bêbado. ?

  • Castigo

Isaías 24 diz? que o Senhor castigará os exércitos celestes e os reis orgulhosos na Terra, que serão cercados, feitos prisioneiros e colocados numa masmorra.? 

  • Redondeza

Isaías 40:22 diz ?que a terra é redonda e que os seus moradores são como gafanhotos.?

As queimadas (fogo) das florestas foi tema de discussão mundial, nos discursos na 79ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas ? ONU em Nova York (24/09/2024), mais de 190 chefes de estados estavam presentes e esse tema foi de relevância entre os presentes.

Com um olhar mais profundo, o que vemos aos olhos nus (fogo misturado com sangue de animais inocentes, seres humanos) e a palavra sagrada vai se cumprindo - eis o que diz o apóstolo João em Apocalipse 8 v 7;

?E o primeiro anjo tocou a sua trombeta, e houve saraiva, e fogo misturado com sangue, e foram lançados na terra; e queimou-se a terça parte das árvores, e toda a erva verde foi queimada.?

Há quem questione, não se ouviu o anjo tocar trombeta, - sim, podemos não ter ouvido, mas ele (anjo), pode ter se manifestado, na hora em que você não estava preparado para ouvi-lo. Alguém, pode ter ouvido, através dos ouvidos da fé, em outro texto bíblico ? o apóstolo João adverte, ?Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas.? Apocalipse 2:17.

Se as queimadas são intencionais ou não, se são de origem da natureza, não podemos julgar, temos como certo o cumprimento das escrituras sagradas, que textualmente afirma, que estamos perto do fim, eis alguns exemplos bíblicos:

?Jesus disse em Mateus 24, Marcos 13 e Lucas 21 que os sinais do fim do mundo são: Falsos cristos e falsos profetas ? muitos dirão que são o Cristo ou profetas de Cristo e enganarão muitas pessoas.?

Outros sinais do fim:

Sinais da segunda vinda de Cristo

1-     Pregação do Evangelho. Deus ?estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça? (Atos 17:31);

2-     Declínio Religioso;

3-     Declínio da Liberdade Religiosa;

4-     Aumento da Iniquidade;

5-     Rápido aumento dos crimes;

6-     Revolução sexual;

7-     Guerras e Calamidades e outros.

Portanto estamos vivendo em tempos apocalíticos, é o momento de vigiarmos, não sabemos o dia e nem a hora que o Senhor Jesus virá, o apostolo João, no livro do Apocalipse exorta a cada geração, para se manter em alerta, com o espírito de vigilância, com os olhos e os ouvidos abertos para ouvir a voz de Deus, por isso ele afirma ?Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas?. Deus tenha misericórdia da humanidade e que ela possa refletir sobre o ?fim dos tempos?.

?Vem o fim, o fim vem, despertou-se contra ti; eis que vem; vem a tua sentença, ó habitante da terra. Vem o tempo; chegado é o dia da turbação, e não da alegria, sobre os montes.? Ezequiel 7: 6-7

 

*Itamar Ribeiro, professor acadêmico, jornalista pós-graduado em Comunicação Social, Mestrando em Gestão Pública, Territorialidade e Movimentos Sociais -UEFS, Teólogo, Pedagogo, Escritor, Radialista, membro do Conselho Político da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil ? CGADB,  membro do Grupo de Comunicação e Imprensa da CGADB e membro da Conframadeb.

 

 

 

 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
VIDEOS

LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449