A primeira mudança a ser anunciada no primeiro escalão do governador Jerônimo Rodrigues (PT) deve atingir a pasta da Comunicação. Atual titular da Secom, o jornalista André Curvello está de malas prontas para assumir outra missão, e o substituto está entre entre três nomes: dois ligados ao senador Jaques Wagner (PT) e outro ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).
André, que foi secretário de Comunicação no governo Rui Costa e é próximo do ministro, assume no início do mês de dezembro a diretoria de comunicação da Confederação Nacional da Industria (CNI), em Brasília. A convite do também baiano Ricardo Alban, presidente da CNI, ele substituirá Ana Maria Curado Matta e comandará as áreas de jornalismo, relações públicas, publicidade e propaganda, mídias sociais e plataformas multimídias da entidade.
Para o seu lugar na Secom está aberta uma disputa nos bastidores. O publicitário André Ferraro é o indicado de Wagner. Atual chefe de gabinete da Secretaria de Meio Ambiente da Bahia (Sema), Ferraro consquistou a confiança do senador e do titular da pasta, Eduardo Sodré, que é enteado de Wagner.
Outro nome ligado ao senador cotado para a Secom é o atual presidente do PT baiano, Éden Valadares, importante interlocutor do governador Jerônimo Rodrigues (PT).
Já o preferido de Rui Costa para a comandar a área de comunicação do governo é Diogo Medrado, ex-presidente da Bahiatursa e atual superintendente da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur). Ele também é próximo da esposa de Rui, a conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) Aline Peixoto.
Ontem (08), em entrevista exclusiva ao Política Livre, Jerônimo revelou que anunciaria um novo secretário ainda este mês, no âmbito da reforma administrativa, que deve ser concluída até janeiro de 2025, segundo o governador. (Política Livre).
Foto: Divulgação/Arquivo