A romaria, em busca de voto pessoal, continua no eixo do Centro Administrativo da Bahia; dessa feita é na casa, dos prefeitos, conhecida como União dos Municípios da Bahia (UPB). O prefeito reeleito de Andaraí Wilson Cardoso (PSB), está na estrada, em busca de apoio, de cada prefeito, em prol de sua eleição para presidente da casa municipalista.
Em conversa com o editor do SN (12/11), ele relata um pouco, de sua vida pública e do desejo, de presidir à UPB uma vez que, já foi candidato e não teve êxito.
SN - Prefeito Wilson, nessa caminhada, o senhor já conta, com o apoio de mais de 300 prefeitos?
WC - Para ser preciso, se já passou dos trezentos, eu não posso precisar, eu sei que mais de 250 prefeitos e prefeitas, que entendem, que a UPB precisa, de um presidente com muita experiência, com tráfego em todos os sentidos, falando com amigos em todos os setores.
SN - Como será, a composição de sua chapa?
WC - Será uma chapa plural, com prefeitos da situação, eu sou da base aliada do governo, mas, eu tenho muitos amigos, na oposição. A chapa será suprapartidária "por uma UPB mais forte."
SN - Se comenta, que o senhor, só seria candidato, se tivesse maioria, caso não tenha essa maioria, sua candidatura permanece?
WC - Da última vez, ou da vez anterior, que fui candidato, eu tinha maioria absoluta, fizemos uma reunião no restaurante Chão e Brasa, com mais de 150 prefeitos na época, depois eu fui a Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia (SERIN) e lá estavam oito candidatos ao cargo, sete retiraram o nome da disputa, e foram unanimes ao meu nome, ou a meu favor, o meu nome foi o "consenso," não queria, bater chapa, candidatos do mesmo grupo, isso é feio entendeu? Eu estou em busca do consenso com os demais pré-candidatos
SN - O senhor espera, ter apoio, do presidente atual Quinho?
WC- Já tive uma conversa muito boa, eu acho, que terei o apoio dele, por uma questão de gratidão, ele é um cara muito correto, vem fazendo um bom trabalho na UPB.
SN - O senhor conta, com o apoio, do ex-presidente Eures Ribeiro?
WC - No passado, eu trabalhei, para eleger ele, e agora, creio, que ele vai retribuir, trabalhando para mim. Eu espero isso, não tenho dúvida nenhuma, que ele fará isso. É meu amigo e com certeza vai trabalhar por um consenso.
SN- Prefeito, como está o senhor, em relação, aos presidentes, dos Consórcios Municipais?
WC- Eu consegui fazer, uma amizade muito grande, no período em que fui presidente da Federação dos Consórcios Públicos. Inclusive fiz reforma, no estatuto, para descentralizar, o poder da FEC Bahia. A mesma coisa farei na UPB, através de uma reforma estatutária, para criar as diretorias regionais, fortalecendo cada região e o indicado (diretor), será o prefeito (a) da região, com direito a voto - são lideranças e "se eles me escolherem, estão me escolhendo, para liderar - líderes e liderar líderes não é brincadeira," você precisa saber conduzir direitinho, para que, a gente possa ter êxito, nas pautas municipalistas, que são grandes.
SN - Na estrutura administrativa, o senhor pretende mexer, no início da gestão?
WC - Sim, pretendo aumentar a sala de projetos da UPB, é importante, para o atendimento, aos pequenos municípios, já conversei com o governador Jerônimo, e ele me respondeu, "Wilson, amplie (espaço) que faço um Convênio para colocar lá, mais cinco engenheiros", isso é importante.
SN - UPB, como a casa municipalista, necessita, de ampliar espaço, para a imprensa baiana, os profissionais de imprensa terão esse apoio?
WC - "A primeira coisa que eu farei na UPB, é criar a sala de imprensa com uma boa estrutura.
(Itamar Ribeiro)
Foto: DIvulgação/SN