NOTÍCIAS
Data de Publicação: 09-02-2019

Igreja com célula e igreja em célula - Diferente da igreja primitiva

A igreja primitiva adotou o culto no lar como forma de evangelização. Posteriormente com o crescimento de participantes nos encontros, se buscou um espaço maior, para os congregados, nascia aí a congregação *(Atos 5.42).

O trabalho evangélico cresceu nas residências e às portas das casas dos residentes se abriram, para ouvir falar do evangelho, não ficou resumido em uma só casa.

Com a inovação teológica surge uma nova denominação conhecida como [célula]. Essa forma vem tomando corpo, nas igrejas pequenas. É importante sim, atentar, para o que significa igreja com célula e igreja em célula.

Eis a diferença:

No primeiro caso (igreja com célula), são grupos pequenos, estabelecidos como opção de ministério, funciona com outros departamentos da igreja, (Escola Bíblica Dominical, grupo de senhoras, de louvor e outros).

Na igreja em célula o fundamento da igreja passa a ser reunião da congregação e a célula. Em alguns casos as forças de integração (departamentos, EBD) são divididas.

PREOCUPAÇÃO

Já existe a preocupação por parte de acolhedores dessa modalidade de evangelismo (célula), devido a despesa pessoal em servir algo após a conclusão das reuniões (merenda, café, mingau, sanduíches) e há quem faça a prática de colher ou tirar ofertas nesse (s) encontro (s). Esse modus operandi (modelo) afugenta os que desejam ouvir a palavra de Deus.

Quando isso ocorre perde o objetivo. Diante disso, algumas pessoas, tem desejo de ouvir o evangelho (palavra de Deus), em sua casa, mas quando vê esse modelo (comidas, ofertas em dinheiro) desiste, por não ter condições financeiras para ofertar nada, após a reunião.

Qual o objetivo de uma célula? É evangelizar pessoa (s), que não tem conhecimento do evangelho. É importante que o trabalho evangelístico alcance à comunidade no padrão da cultura local.

Referências Bíblicas

*Atos 5.42 [e todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar, e de anunciar a Jesus Cristo. 
(At 4.33; 5.5,10-11; 6.3-4)

[Itamar Ribeiro - Teólogo,  Pastor da Igreja Assembleia de Deus Emanuel em Feira de Santana e Presidente da Missão Nova Esperança].


COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449