NOTÍCIAS
Data de Publicação: 13-04-2019

Dia da Chapada Diamantina é celebrado no legislativo com sessão especial

A Assembleia Legislativa comemorou, nesta sexta-feira (11), o Dia Estadual da Chapada Diamantina. A data, proposta pela deputada Ivana Bastos (PSD) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares baianos em 2017, tem como objetivo homenagear e promover ações de preservação da biodiversidade, manifestações culturais, artísticas e o ecoturismo na região.

Dirigida pela parlamentar, a mesa contou com a presença do deputado Eduardo Alencar (PSD), do secretário de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, representando o governador Rui Costa; do senador da República Otto Alencar, do comandante de policiamento regional da Chapada (CPR), coronel Valter Araújo, do chefe de gabinete, tenente-coronel Jadson Almeida, representando o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Teles; do prefeito de Andaraí e presidente do consórcio Chapada Forte, João Lúcio; do superintendente de Serviços Turísticos, Jorge Ávila, representando o secretário de Turismo Fausto Franco e do presidente do Conselho Estadual de Cultura, Emílio Tapioca, representando a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana.

Antes dos discursos, o compositor e sanfoneiro Targino Godim interpretou as canções Lamento Sertanejo, de Dominguinhos e Gilberto Gil, e Esperando na Janela, de sua autoria, em parceria com Manuca Almeida.

MENSAGEM

No início da sessão, Ivana Bastos leu a mensagem de presidente da Casa, deputado Nelson Leal (PP), que ressaltou a importância da data e lamentou não estar presente por compromissos políticos fora da Bahia. Natural de Livramento de Nossa Senhora, o progressista afirmou-se Chapada "na formação, na alma e na vida. As belezas naturais e culturais de uma das regiões mais belas do mundo devem inspirar todos vocês a resistir e lutar para que o progresso sem noção e sem alma não destrua nosso santuário baiano de flora, fauna, nascentes, cachoeiras, morros, grutas e rios", alertou.

Em seguida, foi exibido um vídeo em homenagem à Chapada Diamantina, com parlamentares,  gestores, líderes políticos e sociais elogiando a região e a iniciativa de ter um dia para homenagear a Chapada.

Em sua fala, Ivana agradeceu a presença de todos e, especialmente, ao senador Otto Alencar, que a apresentou à Chapada "de uma maneira especial, colocou em minhas mãos o seu coração chapadeiro e me orientou a seguir um caminho de lutas e alegrias junto aos municípios da região", disse. Segundo a legisladora, a intenção é estimular a promoção da sustentabilidade turística, cultural e ambiental de uma região que agrega atrativos naturais e culturais. Ela aproveitou para pedir apoio dos secretários estaduais de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, de gestores municipais e entidades da sociedade civil de toda a região para que, no próximo ano, o evento se realize no berço da Chapada.

Comandante da Companhia de Policiamento Regional da Chapada, o coronel Valter Araújo mostrou o resultado das ações operacionais e sociais desenvolvidas pelo órgão, reduzindo os índices de violência na região. Conforme dados exibidos em placas que entregou à Ivana Bastos, Eduardo Alencar e a Otto Alencar, em 2017 houve uma redução de mortes violentas de 38% com relação a 2016 e, em 2018, a redução foi de 27% e no ano corrente, já houve uma diminuição de 14% de homicídios com relação a 2018. "Todo esse resultado é graças ao trabalho desses comandantes. Aqui renovamos o compromisso de bem servir aos baianos e aos visitantes do Brasil e do mundo", frisou. 

Representando o governador Rui Costa, o secretário de Meio Ambiente, João Carlos Oliveira da Silva, elogiou a deputada pela proposição e efetivação do Dia da Chapada, "que tem um potencial grande na agricultura, na cultura e no turismo. Poucas regiões no mundo têm a beleza sincronizada, e a gente sente um compromisso forte das pessoas que ali vivem com a sociobiodiversidade e a sustentabilidade que tentamos construir".

PRESERVAÇÃO

O último a homenagear a Chapada Diamantina foi o senador Otto Alencar, que relatou fatos da história da região, da cultura, da beleza e da importância dos seus recursos naturais para a Bahia. "A chapada é a caixa d?água da Bahia, porque lá nascem praticamente todos os rios que formam o abençoado Rio Paraguaçu, que sustenta os baianos". O senador conclamou a todos para a preservação da natureza na Chapada, para salvar todos os rios, porque o problema do mundo e da humanidade no futuro vai ser a falta de água. Não há outro elemento na natureza que substitua a água", alertou.

Entre os gestores municipais que prestigiaram o evento estavam os prefeitos de Marcionílio Souza, Adenilton Meira; de Mucugê, Manoel Luz; de Coaraci, Jadson Albano; de Andaraí, João Lucio; de Jussiape, Eder Aguiar, e de Lagedinho, Marcos Mota.

Depois da sessão, os convidados visitaram, no Saguão Nestor Duarte, a feira de produtos típicos da Chapada - café, mel, cervejas artesanais, refrigerantes naturais, entre outros - conheceram o trabalho do fotógrafo baiano, Tarciso Albuquerque, retratando a beleza e costumes da região. (Agencia Alba).

Foto: JulianaAndrade/AgênciaALBA

 

 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449