NOTÍCIAS
Data de Publicação: 13-04-2019

Comissão do Meio Ambiente visita barragem de Araci

A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo deputado José de Arimateia (PRB), cumprindo o cronograma de inspeção às barragens na Bahia, realizou a quarta visita na manhã de quinta-feira (11). Desta vez, o colegiado fiscalizou a de Araci, situada na localidade de Poço Grande, que está sob a competência do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS). 

A barragem foi idealizada para represar as águas do Rio Pau-a-Pique e sanar os problemas das pessoas que habitam na região no período de estiagem. Segundo informações dos engenheiros ambientais presentes, a estrutura está comprometida e, caso não haja a manutenção necessária, torna-se grande o risco de ruptura.

Embora o relatório do DNOCS garanta que a estrutura está íntegra, exigindo apenas a urgência na manutenção, o engenheiro agrônomo e assessor-técnico da comissão, Eduardo Macário, presente na inspeção, ressaltou a importância de uma ação urgente por parte do órgão responsável para evitar problemas maiores. "As duas fissuras constatadas nessa barragem, também conhecida como Barragem de Poço Grande, exigem reparação imediata. Em casos de chuvas intensas, ocorrerá erosão a partir dessas fissuras, com risco real de rompimento", advertiu o engenheiro, explicando que a barragem possui 18 km de extensão, com capacidade para 65 milhões de metros cúbicos de água.

Na Bahia, dez barragens oferecem riscos de rompimento, segundo informações da Agência Nacional de Águas (ANA). Além da Barragem de Araci, os deputados que integram a Comissão do Meio Ambiente já visitaram também a RS1 e RS2, em Camaçari, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS), e a de Afligidos, localizada em São Gonçalo dos Campos.

Atento à vistoria e às informações dos técnicos da área, o presidente José de Arimateia afirmou que é inadmissível o DNOCS ter o conhecimento dos problemas existentes na barragem de Araci, através de duas visitações recentes, e não ter tido nenhuma iniciativa até o presente momento. O republicano informou que a reforma da barragem está calculada no valor de R$ 180 mil. 

"A estrutura da barragem apresenta fissuras que precisam ser resolvidas imediatamente para que a comunidade não venha a sofrer com consequências severas. O DNOCS precisa assumir a sua responsabilidade e agir. Em breve, estarei em reunião com representantes do órgão, na sede nacional em Fortaleza, para cobrar um posicionamento", disse Arimateia.

Estiveram presentes também o deputado Aderbal Caldas (PP), diversos vereadores, engenheiros técnicos da região e o presidente da Câmara Municipal de Araci, Jefson Miranda Cardoso Carneiro (PSC), popularmente conhecido como "Jefinho Carneiro". (Agencia Alba).

Foto: Divulgação/Agencia Alba

 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA

TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449