NOTÍCIAS
Data de Publicação: 24-04-2019

Clientes de Bancos terão garantia de mais privacidade

Os clientes de bancos vão dispor de maior privacidade na hora de realizar suas operações financeiras nas agências. Esta garantia foi dada ontem, na Assembleia Legislativa, após a aprovação unânime em segundo turno do Projeto de Lei 18.244/2009, de autoria do deputado Euclides Fernandes (PDT), que dispõe sobre dispositivos que impossibilitem a visão da transação bancária pelos demais presentes. A proteção deve se estender também a dispositivos como caixas 24 horas. A matéria agora vai para a sanção do governador Rui Costa.

"A razão principal que impele a apresentação desta proposição é notadamente a necessidade de inibir a ação dos chamados 'olheiros' que ficam a espreita no entorno ou nos interiores de bancos, financeiras e demais instituições no propósito de aplicar golpes ou avisar a seus comparsas sobre os clientes que sacaram quantias relevantes de dinheiro", explicou o parlamentar na justificativa ao projeto.

A proposição foi apresentada há quase dez anos e foi aprovada em primeiro turno de votação no último dia 18 de fevereiro, após aprovação unânime do parecer favorável da deputada Fabíola Mansur (PSB), no âmbito das comissões conjuntas. Esta foi apenas uma das inúmeras aprovações unânimes que a matéria recebeu ao ser apreciado ao longo das últimas quatro legislaturas.

A aprovação foi em clima festivo, com diversos parlamentares se concentrando atrás da cadeira presidencial para ter o momento registrado em foto. O deputado Alan Sanches (DEM), vice-líder da minoria que conduziu a bancada durante os trabalhos de ontem, fez questão de encaminhar a votação para ressaltar a satisfação de apreciar projetos como o de Euclides Fernandes.

IPRAJ

Antes de aprovar a melhoria da privacidade dos cidadãos ao lidar com somas de dinheiro, o plenário aprovou, também por unanimidade, o PL 23.065, em que o Poder Executivo coloca a disposição do Tribunal de Justiça os bens imóveis oriundos do extinto Ipraj. De acordo com o dispositivo, o presidente do TJ será o representante do Estado nos atos de aquisição, alienação de tais bens imóveis.

A votação do PL 23.065 foi retomado ontem do ponto em que estava sendo apreciado antes de ser interrompido na semana passada, quando foi concedido pedido de vista formulado pelo deputado Tiago Correia (PSDB) ao parecer oral do deputado Alex Lima (PSB). 

O PL 23.155, também originário do Poder Executivo e aprovado ontem, propõe a ratificação do Protocolo de Intenções do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, do qual o governador Rui Costa foi eleito previamente presidente. Ao contrário das matérias anteriores, a iniciativa foi duramente criticada por Alan Sanches, não tanto pelo mérito, mas pela forma. Ele criticou o regime de urgência em que tramitava o projeto por reduzir os prazos regimentais em 24 horas.

"O parecer do deputado Zé Cocá (PT) possui seis laudas", contabilizou o democrata, afirmando ser impossível alcançar todo o alcance do que está sendo proposto apenas ouvindo o relator. O deputado Robinho (PP) endossou as palavras do colega de plenário quanto à celeridade na apreciação.

O líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT), pediu a palavra para contraditar as críticas, lembrando que este foi o primeiro projeto a ser apreciado em urgência nesta legislatura, após o regime especial ter sido apreciado há 15 dias. "Fiz questão de levar o assunto para debate nas duas últimas reuniões do Colégio de Líderes, que ocorrem de 15 em 15 dias". Além disso, determinou a distribuição da minuta do projeto por todos os gabinetes a fim de oferecer o máximo de informação sobre a matéria. O líder já havia avaliado na semana passada que o projeto era uma distinção para a Bahia, ao ter Rui Costa como presidente do Consórcio que vai promover maior integração dos estados da região. (Agencia Alba).

Foto: Divulgação/AgênciaALBA

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449