NOTÍCIAS
Data de Publicação: 13-05-2019

Nelson Leal assume interinamente Governo da Bahia e acompanha chuvas que atingem diversas regiões do Estado

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia - ALBA, deputado Nelson Leal, que desde ontem à noite (12) assumiu interinamente o Governo do Estado, acompanhou a situação dos municípios atingidos fortemente pelas chuvas dos últimos dias. "Estamos monitorando de perto os estragos feitos pelas chuvas dos últimos dias, notadamente em Salvador, Camaçari, Lauro de Freitas e Simões Filho. Nos dois últimos, a situação é mais preocupante", explica o governador em exercício, Nelson Leal.

Segundo relatório recebido, hoje, pelo governador da Superintendência de Proteção e Defesa Civil ? SUDEC - em Simões Filho são mais de 70 desabrigados e 1.000 desalojados, com 11 ocorrências de deslizamento de encostas. Em Lauro de Freitas, são 90 desalojados, 370 desabrigados, elevação do nível dos rios e três registros de deslizamento de encostas. Salvador e Lauro de Freitas foram especialmente atingidos com inundações por causa da subida de nível do Rio Jaguaribe.

"Através da SUDEC, o Governo do Estado está dando suporte a todos esses municípios atingidos pelas chuvas dos últimos dias. Estamos atentos porque, somente em Simões Filho, nas últimas 72 horas, choveu 194 milímetros, o equivalente ao volume de um mês. E a previsão dos serviços de meteorologia é que a chuva continue até o próximo fim-de-semana, portanto, continuaremos alertas", diz Leal.

AGENDA INTENSA

O primeiro dia de interinidade de Nelson Leal como Governador da Bahia foi intenso. Ele chegou à Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, por volta de 9h e cumpriu uma rotina de atendimentos até à noite, em seguimento a agenda do governador Rui Costa, incluindo deputados federais, estaduais, prefeitos, presidentes de Câmaras, vereadores e lideranças políticas de diversos municípios baianos. 

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Alex Lima, foi recebido logo cedo pelo governador interino."?Não trouxe uma pauta de reivindicações, mas um abraço solidário ao nosso chefe do Legislativo, que por alguns dias será o chefe do Executivo. Nelson é um jovem deputado, mas já é um veterano na política, que sabe estabelecer o diálogo com todos. Não é à toa que teve 62 de 63 votos possíveis na sua eleição para a Presidência da ALBA", destacou Lima.

O líder da Oposição, Targino Machado, foi na mesma linha. "Pela primeira vez, em 24 anos de vida pública, como deputado estadual, adentro no gabinete do Governador do Estado. Nelson Leal inaugura um gesto simbólico, mas muito importante para a minha vida política. Ele é jovem, mas tem a habilidade nata dos líderes porque dialoga e tenta sempre chegar ao consenso?, elogiou Machado.

O líder do Governo, deputado Rosemberg Pinto, ressaltou a independência dos poderes, mas diz que a presença de Nelson Leal no Executivo é sinal de prestígio para o Parlamento da Bahia. ?Os poderes são independentes, mas se revelam harmônicos quando o chefe do Legislativo passa também a comandar o Executivo. É simbólico, mas extremamente importante que um poder entenda as prerrogativas e os limites do outro", ressalta Pinto.

Além de 30 deputados estaduais, Nelson Leal recebeu a visita dos deputados federais Cacá Leão, Cláudio Cajado, Sargento Isidório, Alex Santana, João Bacelar e Mário Negromonte Junior; do diretor-presidente da Urbis, seu pai, Emerson Leal; do ex-senador Roberto Muniz; do secretário-geral do PP, Jabes Ribeiro; e dos prefeitos de Barra do Choça, Adiodato Araújo; de Luciano Pinheiro, de Euclides da Cunha; de Ipupiara, Acir Leite; de André Luiz Andrade, de Queimadas; de Licínio de Almeida, Dr. Fred; de Tremedal, Márcio Ferraz; de Carlos Germano, de São Gonçalo dos Campos; de Boninal, Aurélio Fagundes de Souza; e de Humberto Gomes Ramos, de Chorrochó. (Ascom).

Foto: Ascom

 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449