NOTÍCIAS
Data de Publicação: 07-06-2019

Presidentes das Assembleias se reúnem em Salvador no IV encontro do Parlanordeste

Uma ampla discussão dos problemas nordestinos e a obtenção de posições coincidentes, expressas na "Carta de Salvador". Este foi o saldo do IV Encontro do ParlaNordeste, que congrega presidentes das Assembleias Legislativas da região, sediado na Bahia, nesta sexta-feira (7) pela manhã. O documento final do encontro será encaminhado aos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, respectivamente Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre, e a todos os integrantes das bancadas federais dos nove estados.

A pauta desse encontro, o segundo da legislatura, ocorreu sobre o lema de "o desenvolvimento do Nordeste passa por aqui" e teve como tema questões candentes da vida nacional, como a reforma da Previdência e o pacto federativo, bem como a crise das passagens aéreas detonada pela insolvência da Avianca (responsável por cerca de 30% dos voos para a região) e questões ligadas às TVs e rádios legislativas. Mas na discussão em plenário surgiram outros assuntos que foram incluídos de forma consensual da "Carta de Salvador".

Destaque para questões relacionadas com irrigação - e o Marco Regulatório de Saneamento - sob exame do Congresso, a implantação de conselhos para idosos, subsídios para pequenos irrigantes, entre outros assuntos comuns. Foram duas horas de debate, com a participação de cerca de 40 parlamentares que expuseram seus pontos de vista, para exame imediato dos presidentes de Assembleias presentes. Ficou decidido ainda que a próxima reunião do colegiado será em Aracaju, daqui a dois meses.

Os deputados estaduais visitantes, seis presidentes de Assembleia (além do presidente Nelson Leal) e outros 11 parlamentares de fora da Bahia se encontraram no Salão Nobre, onde concederam entrevistas à imprensa antes da abertura formal dos trabalhos no plenário.

 O anfitrião, deputado Nelson Leal, abriu os trabalhos, fixando a sua opinião sobre os quatro itens da pauta (favorável à reforma da Presidência, com modificações; de alteração no pacto federativo com mais recursos para estados e municípios; maior regulação governamental do vital setor aéreo; e integração da mídia legislativa, para melhor comunicação com a sociedade). 

Leal passou a condução dos trabalhos ao presidente do ParlaNordeste, deputado Othelino Neto, presidente da Assembleia Maranhense. Dos nove presidentes dos legislativos estaduais, estiveram em Salvador sete deles. Além dos dois já citados, os presidentes da Casas Legislativas do Piauí, deputado Themístocles Filho; do Ceará, José Sarto; da Paraíba, Adriano Galdino; de Alagoas, Marcelo Vitor; e de Sergipe, Luciano Bispo. Vinte e oito outros parlamentares baianos compareceram aos trabalhos.

A "Carta de Salvador" foi assinada em cerimônia realizada no Saguão Nestor Duarte, às 14h10, quando o presidente Nelson Leal ofereceu a seus pares presidentes uma caixa com dois livros sobre Salvador e a Bahia, e os visitantes puderam provar iguarias da nossa culinária, no tabuleiro de uma baiana de acarajé vestida a caráter. (Agencia Alba).

Foto: PauloMocofaya/AgênciaALBA

 

 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA

TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449