NOTÍCIAS
Data de Publicação: 10-09-2019

Alba: Direto do plenário

Saúde, segurança pública, esporte e política nacional estiveram entre os principais assuntos tratados pelos deputados na sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (9), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

 O deputado Capitão Alden (PSL) informou que recebeu inúmeras manifestações de pessoas contrárias aos critérios de seleção para o Projeto Ori Empreendedorismo ? curso ofertado pelo Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris), a Secretaria estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad) e o Governo da Bahia ? que será realizado, em Salvador e Feira de Santana, no mês de setembro, com certificação em empreendedorismo emitida pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). "Eles me mandaram várias reportagens com exemplos de discriminação nos pré-requisitos para ingresso em concurso ou emprego, questionando por que somente oferecer vagas neste curso para os negros, quando se tem outras etnias necessitando se engajar no mercado de trabalho", relatou.

Os deputados Jacó (PT) e Robinson Almeida (PT) levaram à tribuna o caso divulgado pela imprensa mostrando que parte dos diálogos entre os ex-presidentes Lula e Dilma Rousseff, gravados pela Operação Lava Jato, não foram divulgados na época, distorcendo o contexto em que se deu a nomeação para cargo de ministro. Os parlamentares levantaram a tese de que os grampos foram manipulados, pois só teria sido divulgado o trecho que era de interesse da força-tarefa. Almeida e Jacó também registraram a realização, no fim de semana, do Processo de Eleições Diretas (PED) no Partido dos Trabalhadores. O pleito define a escolha dos dirigentes para os diretórios municipais. Em sua fala, Robinson Almeida também aplaudiu o contrato firmado entre o Esporte Clube Vitória e a Arena Fonte Nova para que o time possa realizar seus jogos no estádio. 

Preocupado com a violência em Feira de Santana, o deputado Pastor Tom (PSL) defendeu o aumento do efetivo da Polícia Militar na região, além de mais equipamentos para salvaguardar o trabalho dos agentes de Segurança Pública. Ainda de acordo com o parlamentar, a recente entrega de viaturas pelo Governo da Bahia em Feira de Santana foi uma renovação da frota, não representando um aumento no número de veículos que atendem a cidade.

O deputado Hilton Coelho (Psol) manifestou preocupação com a política de privatização adotada pelo Governo Federal. "Isso pode sacrificar, em absoluto, qualquer projeto vindouro de afirmação do Estado nacional brasileiro", disse o parlamentar, listando estatais que podem ser passadas à iniciativa privada como Casa da Moeda, Telebras, Correios, DataPrev, Serpro, Engea, dentre outras. Hilton também informou que o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba) estará à frente, nesta terça-feira (10), de uma assembleia na Praça da Inglaterra, no Comércio, às 19h, como parte da campanha contra a privatização dos Correios.

Retomando o debate sobre "as péssimas condições operacionais dos ferries sob a administração da Internacional Travessias Salvador", Tiago Correia(PSDB) anunciou que vai propor uma audiência pública conjunta das comissões de Infraestrutura e de Defesa do Consumidor para tratar sobre o tema. 

O Dia do Veterinário foi saudado pelos deputados José de Arimateia (PRB) e Zó (PC do B). O republicano informou que, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, em 2015, o Brasil tinha a maior quantidade de veterinários do mundo, cerca de 145 mil profissionais registrados, mais de 105 mil na ativa. "Como defensor assíduo dos animais, deixo aqui registrada minha admiração por esses profissionais que fazem do seu trabalho uma verdadeira lição de amor e doação?, disse Arimateia. Já Zó fez questão de homenagear a todos os profissionais ?que tem um grande papel nesse país imenso, com características relevantes na pecuária".

Os deputados Alan Sanches (DEM) e Targino Machado (DEM) levaram à sessão ordinária assuntos que dizem respeito à saúde pública na Bahia. Sanches relatou que o Hospital Geral Roberto Santos, em Salvador, estaria sem contrato para realizar exame de biópsia nos casos de pacientes que passam por cirurgia. "Após a cirurgia, o hospital entrega esse fragmento ao paciente para que providencie o exame de biópsia", disse o legislador, explicando que o procedimento deveria ser feito pela própria unidade de saúde.

Targino voltou a tratar do Plano de Assistência dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv). Ele leu uma reportagem do site Bahia Notícias que compara os gastos do serviço baiano em 2018 com os números apresentados pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público do Estado da São Paulo (Iamspe). O texto jornalístico tem como título: "Com o dobro de usuários, atendimento a servidores de SP gastou menos que o Planserv". No comparativo, o Planserv teve uma despesa de R$ 1,5 bilhão para atendimento dos 517 mil beneficiários. Enquanto isso, o Iamspe geriu R$ 1,2 bilhão para fornecimento de serviços de saúde aos seus 1,3 milhão de servidores.  (Agencia Alba).

Foto: Divulgação/Agencia Alba
COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449