NOTÍCIAS
Data de Publicação: 08-10-2019

Ato na alba celebra os 30 anos da fundação Anísio Teixeira

Um ato pelos 30 anos de criação da Fundação Anísio Teixeira foi realizado nesta segunda-feira (7) no Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa. A sessão marca o início das comemorações do "2020, Ano Anísio Teixeira", já instituído pelo Governo do Estado, para celebrar os 120 anos do baiano, de Caetité, considerado um dos maiores educadores brasileiros.

O evento foi promovido pelo mandato da deputada Olívia Santana (PC do B), que considera importante resgatar a figura de Anísio Teixeira, ?um pensador que entrou para a história, através do modelo de ensino inaugurado com a Escola Parque, ao trazer uma proposta revolucionária de educação profissionalizante e integral voltada para inclusão da população mais pobre?. 

A parlamentar observa que, neste momento de ataques à educação e com o obscurantismo do governo federal, "as ideias de Anísio Teixeira são luzes para a educação no país". Sobrinho-neto dele, o ex-deputado federal constituinte Haroldo Lima diz que "as bandeiras do educador, que lutou pelo ensino público, gratuito, universal, laico e obrigatório, estão sendo depreciadas nos tempos atuais". 

Babi Teixeira, a filha que esteve à frente da instituição durante 20 anos, lembrou que ele foi um homem que se dedicou à democracia e nunca se filiou a um partido político. "A política de meu pai era a educação", afirma com orgulho. 

Eleito recentemente, o novo presidente da Fundação Anísio Teixeira, Juliano Matos, sonha em expandir para toda a Bahia o projeto que na década de 1980 também foi implantado no Rio de Janeiro, com os Cieps de Darcy Ribeiro e Leonel Brizola, em São Paulo e até no exterior. 

O ex-secretário do Meio Ambiente de Salvador pretende interiorizar a filosofia da Casa Anísio Teixeira, com sede em Caetité. "Vamos formalizar uma proposta e entregar para apreciação da União dos Municípios da Bahia (UPB), já que muitos gestores ficaram entusiasmadas com o projeto de consolidar a educação integral em suas cidades", concluiu. 

Participaram também da sessão o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro; o professor e escritor João Augusto Rocha; a pró-reitora de ações afirmativas da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Cassia Virgínia Maciel; a diretora do Instituto Anísio Teixeira, Cibele Amado, e Maria Auxiliadora Ledo, diretora da Casa Anísio Teixeira. (Agencia Alba).

Foto: Ascomdep.OliviaSantana/AgênciaALBA

 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449