NOTÍCIAS
Data de Publicação: 08-10-2019

Alba: Direto do plenário - deputados discursaram sobre transporte público, cultura e segurança pública

A sessão ordinária desta segunda-feira (7) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) foi rica em temas de interesse da população baiana, como ciência e tecnologia, transporte público, direito da criança e do adolescente, infraestrutura hídrica, cultura e segurança pública.

O deputado Soldado Prisco (PSC) pediu atenção do governo estadual para os pleitos dos policiais militares. A categoria reclama que o Estado não cumpriu o acordo firmado em 2014 ao fim da greve ocorrida naquele ano. O parlamentar informou que policiais e bombeiros militares farão assembleia geral nesta terça-feira (8), no clube da Adelba, a partir das 15h.

O deputado Jacó Lula da Silva (PT) destacou a realização, neste domingo (6), da eleição dos conselheiros tutelares em todo o país. O parlamentar saudou os eleitos na Bahia e desejou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) seja respeitado em sua integridade pelos agentes. Jacó também lamentou a morte do médico veterinário Lucas Dourado, vítima de um acidente de trânsito na BA-052. 

O deputado Robinson Almeida (PT) convidou os colegas para a audiência pública que acontecerá na ALBA na próxima sexta-feira (11) para discussão da situação das fanfarras baianas. O petista também informou que a Embasa fará uma licitação para levar água a três localidades no interior da Bahia. São elas: Cigana, em Piritiba, Umbuzeiros, em Mundo Novo, e Angico, em Mairi.

O deputado Capitão Alden (PSL) subiu à tribuna para registrar que esteve na cidade de Taperoá, onde participou da entrega de uma máquina industrial para fabricação de polpas de frutas, um frizer e uma máquina de embalar. O legislador frisou que a iniciativa vai garantir a geração de renda e emprego para a população local. 

Jurailton Santos (Republicanos) cobrou da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) um posicionamento para inúmeras reclamações que vem recebendo de usuários do sistema ferry-boat. O deputado leu, em plenário, relato de um senhor para descrever "a situação que muitos estão sofrendo no desembarque dos dois terminais, o São Joaquim e o Bom Despacho, que não contam com abrigo e têm que andar, sob sol ou chuva, mais de 300 m até encontrar cobertura".

Maria del Carmen (PT) parabenizou o governo estadual pela implantação dos Núcleos Territoriais do Neojiba, uma progressão da proposta orquestral que, em 12 anos, já atendeu mais de dez mil crianças e jovens baianos em situações de vulnerabilidade social. Segundo a deputada, "o programa, agora pertencente à Secretaria estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, tem como meta interiorizar nossa orquestra juvenil" e já chegou aos municípios de Feira de Santana (Portal do Sertão), Teixeira de Freitas (Extremo Sul), Vitória da Conquista (Sudoeste Baiano) e Itabuna (Litoral Sul). 

José de Arimateia (Republicanos) registrou sua participação, como presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins, no lançamento do programa Parceiro da Ciência na Bahia, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). "Uma iniciativa que visa a construção de uma rede de apoio às ações de pesquisa, tecnologia e inovação para quem mais precisa em nosso estado", explicou o deputado, informando que convidou representantes da Fundação para apresentar o projeto na ALBA. (Agencia Alba).

Foto: Divulgação/Agencia Alba

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449