NOTÍCIAS
Data de Publicação: 22-01-2020

Chuva: Defesa Civil registra mais de 80 solicitações nesta quarta-feira

A Defesa Civil de Salvador registra na tarde desta quarta-feira (22) cerca de 80 casos entre ameaças de deslizamento e desabamento em vários pontos da cidade. Segundo o boletim atualizado pelo órgão municipal, os tipos de solicitações de maior número foram de alagamentos de imóveis e ameaças de desabamento, com 18 solicitações cada.

O meteorologista e sub-coordenador da Centro de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Ricardo Rodrigues, confirmou ao bahia.ba que a chuva continua até a próxima sexta-feira (24). Segundo ele, o sistema de baixa pressão que atua na cidade é o mesmo que ocasionou chuva intensa, alagamento e deslisamentos de terra nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

"Essa intensidade se dá pela junção do ar quente e da umidade que chegou na capital por esses dias. Isso também não significa que seja intensa o tempo todo a chuva, poderá em alguns momentos o sol abrir, mas a previsão é que o tempo fique instável durante os próximos dias, e chuvas intensas com trovoadas devem permanecer em Salvador até a próxima sexta", afirmou Ricardo.

A chuva estava prevista para iniciar na madrugada desta quarta-feira (22), mas só começou mesmo em torno das 8h em alguns bairros da capital. O volume maior da chuva foi na regiões da Pituba e do Parque da Cidade, com 36,20 milímetros (mm), seguidas de Caminho das Árvores (31,80 mm), Praia Grande (21,40 mm), Mirante de Periperi (18,60 mm), Plataforma (17,60 mm) e Centro (17,10 mm).

A Marinha do Brasil também emitiu um alerta de mau tempo para a região sul da Bahia, com possibilidade de vento de até 87 km/h. Segundo a assessoria, um ciclone está se formando por causa de uma zona de convergência sobre a região em sul do estado onde a temperatura da superfície do mar está sendo observada entre 26ºC e 27ºC.  O fenômeno será reclassificado como Tempestade Subtropical "Kurumí", e não corre o risco de chegar a Salvador.

"A provável área de formação do ciclone subtropical será em alto-mar, entre o norte do estado do Rio de Janeiro e o sul do estado do Espírito Santo, com deslocamento inicialmente para sul, afetando as condições de tempo e mar entre os estados de Santa Catarina e Bahia, a partir do dia 23 pela manhã", disse nota emitida pela Marinha.

Travessias para as ilhas 

Por causa do mau tempo, a travessia para Mar Grande através das lanchas pelo Terminal Náutico, no bairro do Comércio, em Salvador, foi suspensa desde às 11h desta quarta-feria (22). Segundo a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), a recomendação foi da Marinha, e, por enquanto, não há previsão de retorno.

Já para Morro de São Paulo, os catamarãs realizam a travessia através de conexão até em Itaparica, de onde serão levados em ônibus até a Ponta do Curral, em Valença, para fazer travessia até o Morro em lanchas rápidas.

O sistema ferry-boat segue operando normalmente, com viagens de hora em hora e extras a cada 2h. Segundo a Internacional Travessias, administradora do sistema, a única alteração é que a tripulação passou a adotar rotas onde o mar está menos revolto, além disso as embarcações realizam a travessia em uma velocidade menor que o normal.

Texto e foto: Bianca Rocha


COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449