NOTÍCIAS
Data de Publicação: 18-04-2020

Como será o mundo depois da Pandemia? - Covid-19

Observando os números que se seguem, trouxe-me a preocupação de fazer uma pré-análise, sobre a situação mundial, em termos econômico, social, religioso e outros e qual a solução?

Em 17 de abril, no prazo de 24 horas ou seja, entre os dias 16 e 17/04/20, morreu nos Estados Unidos 4.491 pessoas vítimas do Coronavírus, essa contagem em tempo real foi feita pela Universidade Johs Hopkins. Até o momento é o principal foco da doença nos EE.UU, com 671.425 casos. Olhando mais além, isto é, em outros países os números são os seguintes até a mesma data, em termos de óbitos.

Óbitos: EE.UU - 33 mil, Itália - 22 mil, Espanha -19 mil, França - 17 mil, Brasil - 2.141 mil, totalizando em média 94 mil pessoas mortas até o momento, nesses países.

Voltando nosso olhar para a Bahia, o Estado da Federação onde vivemos, a população baiana é de 14,8 milhões de habitantes, segundo o Censo de 2019.

Na Bahia - 36 mortes (em 87 municípios) até essa data (17/04), número oficial da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB). Estamos falando de óbitos, um número reduzido, em relação a quantidade de habitantes no estado, e é plausível justificar a redução de mortandade, diante das medidas tomadas, pelas autoridades sanitárias e governamentais ou seja o isolamento social e as recomendações (precauções) da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Nesta introdução meu caro leitor, trago a nossa apreensão, olhando para o presente e o futuro do mundo, após a "pandemia". Tem um adágio popular que diz, 'o futuro a Deus pertence', mas ele [DEUS] nos deu conhecimento e sabedoria. Daqui em diante, se faz necessário uma reflexão profunda, através dos líderes, dos segmentos organizados da sociedade, comercial, industrial, prestação de serviços, entidades religiosas, comunicação social e tantas outras.

Através de uma pré-análise chegamos a uma pequena conclusão, o que deve ser procedido daqui para a frente:

Mudanças

Daqui em diante, o mundo, repito o 'mundo mudou'; começamos a pensar no futuro. Como será? Os dirigentes de classe e organismos, têm que "pensar" e repensar daqui para a frente, o que passou, passou.

Elencamos alguns itens, para estudo pessoal, das organizações, e outros:

- Reorganização do mundo - uma nova organização virá, o mundo que vem pela frente não conhecemos,

- Aceleração do uso produtivo - (setores da produção),

- Mudanças radicais na tecnologia e inovação  -  antes vínhamos na velocidade de 80 km, agora estamos a 200km (exemplo), observe que a tecnologia vem suprindo e decidindo a vida humana, reuniões on-line (Congresso Nacional, Presidência da República, Governadores, Governadores e prefeitos, Legisladores estaduais, secretários, cultos religiosos, missas, etc), ou seja a Tecnologia vai dar um salto maior daqui para a frente, se até o momento ela é útil, para solucionar a vida humana, se conclui que ela será uma opção primordial, no cotidiano.

- Oportunidades - novas descobertas em toda cadeia produtiva e também no campo religioso,

- Alerta - O mundo sem trabalho, nossa taxa negativa (Brasil) é de 18 a 25% de desempregado, a carga horária poderá ser dividida, ou seja o cidadão trabalha 20h e as demais 20h compartilhar com outra pessoa,

- Projetos - É necessário promover projetos com dimensão econômica e com visão do papel do estado e social,

- Trabalhar com inteligência, 

- Ações: Criar ações de médio e longo prazo e protocolos permanente de longo prazo (como sair de casa para o trabalho, transporte, infraestrutura e outros),

- Procedimento - Como vamos proceder daqui para a frente (conduta),

- Isolamento social 2020/2021 (vai perdurar mesmo em pequena escala),

- Vigilância Sanitária - Será o farol que vai conduzir o mundo por um tempo, fiscalização na circulação de mercadorias, viagens, vacinas, isolamentos, (os países jamais confiarão um no outro), a vigilância será dobrada ou quadruplicada,

- Mudança Climática - É sério, já vivemos em situação delicada e poderemos ter outras pandemias, crises ambientais em boa parte do mundo, é preocupante,

- Saúde/Psicossocial - será necessário ter um olhar para esse lado, empresas comerciais, industriais, organizações religiosas, organizações sociais e outras, terão que se debruçar sobre esse assunto, os colaboradores vão necessitar desse apoio, ouvindo palestras, terapias ocupacionais para o controle emocional, além de membros das famílias dos colaboradores e outros que terão necessidade de acompanhamento.

Abro um parêntese para um breve comentário sobre as instituições religiosas:

'Quanto as entidades religiosas, é importante os líderes se debruçarem sobre esse assunto, pequenos, médios e até grandes líderes podem não ter, a capacidade de absorver, o que vem pela frente, vários líderes não vão ter como subsistir, vão desprender do que possui, para honrar seus compromissos e daí para a frente o que fazer? Chamamos a atenção para os dirigentes de Convenções, Federações e outros organismos para começar a se debruçar sobre esse assunto.'

Estamos vivendo uma guerra, talvez você ainda não se deu conta disso, é uma guerra "biológica", não é uma guerra com armas de fogo (canhões, foguetes, bomba atômica) ela (guerra) é invisível e já matou milhares e milhares de serem humanos, e os corpos sendo enterrados em covas rasas, até mesmo, sem a presença de familiares nos sepultamentos, como vimos nos EE.UU.  "Não sabemos o que vem pela frente", o que vemos é o desespero das pessoas no isolamento social, delas que já não suportam mais estar em casa, fazendo a mesmice, alguns recebem pequenos benefícios dos governantes como consolo para adquirir alimentos, mas até quando, não sabemos. É tempo de reaprender, é tempo de se reinventar, tudo no mundo se muda, exceto "a palavra de Deus", essa é fiel e verdadeira.

Itamar Ribeiro de Souza*

*Professor Acadêmico, Especialista em Comunicação Social, Jornalista, Mestrando em Políticas Públicas e Territorialidade, Pós-graduado em Jornalismo Cultural, Pedagogo, Téologo, Escritor, Pesquisador e outros. - http://lattes.cnpq.br/8233446180723889

 

COMPARTILHE:
COLUNISTAS
PUBLICIDADE

Publicidade
Publicidade
Publicidade
TV ALBA
TV CÂMARA
LINKS
© 2006 - 2013 itamarribeiro - A Noticia Perto de Você – Itamar Ribeiro -Todos os direitos reservados
Editor: Itamar Ribeiro - (71) 9974-0449