Balanço de 2021 consolida Salvador como referência nacional em assistência social

Cinco inaugurações,
mais de 100 mil atendimentos do Cadastro Único (CadÚnico), 215.325 refeições
distribuídas, bem como 70.577 cestas básicas entregues a população em situação
de vulnerabilidade, entre outros serviços essenciais para o social, realizados
pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Esportes e Lazer
(Sempre) no ano de 2021, apesar da pandemia. Em 2022 não será diferente. Já
está nos planos para o início de janeiro, conforme antecipa o  secretário de Ação Social e Combate à Pobreza,
Kiki Bispo, a inauguração de mais dois Centro de Referência de Assistência
Social (CRAS): um no bairro do Nordeste e o outro na Boca do Rio. Ainda, mais
um Restaurante Popular,  em Cajazeiras. “A novidade, porém, fica por conta do equipamento itinerante, que distribuirá
alimentos a cada dia por diferentes bairros periféricos e todo esse trabalho já
consolida Salvador como referência nacional em assistência social, conforme os
próprios números confirmam”, comemorou o titular da pasta. 

No quesito inaugurações,
a nova sede da Sempre, localizada na Rua Miguel Calmon, no Comércio, atendendo
450 pessoas/dia por hora marcada com serviços diversos, sem fila e total
comodidade para à população, mudou a realidade da Sempre. Batizada pelo
prefeito Bruno Reis como a casa “dos pobres, de quem mais precisa, dos mais
carentes de nossa cidade”, Kiki Bispo, reforça as palavras do prefeito, mas vai
mais além e a auto intitula como a sede do desafio.

“Que, por conta do
período de crise da COVID-19, levou a população a conhecer o sentido de que o
trabalho pulverizado dá certo. Desde a sua inauguração, vivemos um grande
desafio para reduzir o número de pessoas atraídas pela demanda aberta e, em
especial, pelo cadastramento aos benefícios anunciados pelo Governo Federal, como
Auxílio Brasil. Daí, fomos obrigados a montar uma força-tarefa para beneficiar
os usuários, a testar diversas estratégias para atingir todo nosso público. No
entanto, ao final tudo deu certo e o resultado foi a marca de 102.268
atendimentos entre inscrições e atualizações entre pessoas que abrangem as
categorias pobreza e extrema pobreza no CadÚnico”, contabilizou, elencando que
diariamente cerca de três mil cidadãos soteropolitanos são atendidos pelo
setor. 

Os serviços são
ofertados em 10 Prefeituras-Bairros, no Núcleo de Ações Articuladas para
População em Situação de Rua (Nuar), nos CadÚnicos Itinerantes, programa de
sucesso realizado três vezes por semana nas comunidades carentes da cidade, nos
dois novos postos de atendimento: no espaço Subúrbio 360, no bairro de Coutos
e  na Casa do Trabalhador, em Cajazeiras
e em 11 CRAs, mais um ponto de apoio na Codesal.  Na Sempre, além das inscrições no Cadastro
Único, a população tem acesso ainda a benefícios como os auxílios moradia,
funeral, natalidade, viagem e emergência, etc.

Referindo-se aos
CRAS, o secretário comemora a inauguração de três novas unidades de Centro de
Referência de Assistência Social: Brotas, Castelo Branco e Lobato. “Todos com
sedes próprias, salas de multiuso, três a quatro salas de atendimento,
brinquedoteca, recepção, copa, almoxarifado, enfim com comodidades à altura
para atender unidades públicas que atuam com famílias e indivíduos em seu
contexto comunitário visando a orientação e fortalecimento do convívio
sócio-familiar, em decorrência da pobreza, vulnerabilidade, privação de renda e
do acesso a serviços públicos, com vínculos afetivos frágeis, discriminação por
questões de gênero, idade, etnia, deficiência entre outras”, pontuou. Cada
unidade do CRAS conta com assistentes sociais, psicólogos, estagiários e
pessoal de apoio.

Os dois
Restaurantes Populares (Pau da Lima e São Tomé de Paripe), conforme o
secretário, cumpriram sua função acima da demanda estabelecida, e ofertaram
215.325 refeições em 2021. “Isso é mais do que gratificante. Saber que dia após
dia durante doze meses, exceto sábado e domingo, matamos a fome de mais de 200
mil famílias, com refeição de qualidade, cujo teor nutricional é medido
criteriosamente, é ter certeza de que cumprimos nosso papel. Sem falar, dos
eventos que realizamos nos equipamentos que alegrou muitas famílias que estavam
afetadas pelo momento de pandemia e tiveram a oportunidade de voltar a sorrir”,
ponderou. “E não posso deixar de citar que está no planejamento estratégico de
2022 inaugurarmos um Restaurante Popular em Cajazeiras, um dos bairros mais
populares de Salvador e outro itinerante, cuja ideia é sairmos diariamente com
um ônibus com uma cozinha devidamente equipada em diferentes bairros
periféricos”, confidenciou, sem esconder tratar-se de mais um projeto com cunho
de “menina dos olhos”.

Por fim, ele citou
48.692 abordagens sociais, 4.817 acolhimentos institucionais, ?um trabalho
brilhante de tirar pessoas em situação de rua e levar para nossos abrigos, onde
passam a ter todo apoio logístico e psicológico?, também no programa Recomeçar
Sempre foram inseridos 312 participantes e muito mais ações. “E fazer de
Salvador a capital que mais investe em políticas públicas voltadas para o
social é o lema da prefeitura e seguimos buscando cumprir essa meta”, concluiu.
(Ascom)

Foto: Vitor Santos / Sempre

 

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