Assembleia Legislativa retorna ao modo presencial na segunda-feira

A Assembleia Legislativa da Bahia
abre suas portas para o público externo, a partir da próxima segunda-feira, 4
de abril, voltando ao seu expediente normal de funcionamento, no modo
presencial, com ressalva para as sessões do Plenário Orlando Spínola, que
permanecem sob a forma extraordinária e no formato misto (presencial e
virtual). O ato que oficializou a decisão, aprovada à unanimidade pela Mesa
Diretora, foi publicado no Diário Oficial do Legislativo desta quinta-feira
(31). O retorno se dará exatamente 750 dias após a suspensão das atividades na
ALBA, ocorrida na primeira quinzena de março/2020, em decorrência do
agravamento da Pandemia da Covid-19.

“Em todo esse período de
sofrimento e luta contra um vírus mortal, o Parlamento baiano mostrou que
estava atento às demandas do povo. Votamos aqui projetos de lei para minimizar
os efeitos da crise sanitária e de saúde pública, adotamos medidas que
beneficiaram as pessoas atingidas pelas enchentes em diversas regiões da Bahia,
trabalhamos incessantemente na tribuna e nos gabinetes e estamos felizes em
cumprir a nossa missão de legislar em favor da população, especialmente a mais
carente”, declarou o presidente da ALBA, deputado Adolfo Menezes (PSD), que fez
questão de agradecer o apoio de todos os parlamentares durante esse tempo de
dificuldades, mortes e sofrimento para milhares de famílias brasileiras.

A retomada das atividades
presenciais requereu uma série de providências que estão sendo tomadas pela
área de Recursos Humanos. “Nosso sentimento é de expectativa. Após aferir
alguns índices com relação à pandemia, e vendo que os números estão sob controle,
os deputados decidiram que era hora de voltar”, afirmou o superintendente do
RH, Francisco Raposo. O gestor explicou que a Casa Legislativa tem uma
infectologista que, através de uma consultoria, recomendou o retorno ao
funcionamento normal, trazendo à instituição a devida tranquilidade e
segurança, já que tem o aval do profissional de saúde especializado.

Em fase de teste, foram
instalados totens com computador para leitura do crachá pela aferição do QR
Code

Nos últimos dois anos, a
Assembleia Legislativa continuou funcionando, apesar das restrições. Quem
circulava pelas dependências era obrigado a usar máscara, manter distanciamento
social de 1,5 metros e sempre higienizar as mãos com álcool em gel, de modo a
prevenir possíveis contaminações. E como a pandemia ainda não acabou, algumas
regras, com relação à vacinação, foram estabelecidas para as pessoas que
queiram ter acesso ao local. Em ato, a Mesa Diretora determinou que
funcionários efetivos, comissionados, estagiários, terceirizados e
parlamentares deveriam acessar o Portal do RH e apresentar documento,
comprovando o cumprimento do calendário de imunização, emitido pelas
autoridades sanitárias (ou resultado de teste de Covid). Os visitantes também
necessitam cumprir a orientação, mostrando o Certificado Eletrônico de Vacina,
para poder ingressar nos prédios da Casa do Povo.

A partir de segunda-feira,
diversos departamentos do Poder Legislativo voltam a funcionar dentro da
normalidade que tinham antes da pandemia. O Setor de Transportes, A Escola do
Legislativo, com seus cursos e treinamentos, e o Serviço Médico Odontológico
estarão com seus serviços restabelecidos em total plenitude. Será reaberto o
restaurante A La Carte, que faz atendimento preferencialmente aos deputados,
prefeitos, políticos do interior e da capital e lideranças comunitárias, além
do restaurante dos servidores, que já vem servindo refeições diariamente há
alguns meses, observando-se os protocolos recomendados pela Organização Mundial
de Saúde (OMS) e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Para quem
almoçava no refeitório e já está há muito tempo sem frequentar o restaurante, o
gerente de Pessoal do RH, Cláudio Santana, esclarece que o servidor deve
acessar o Portal do RH e solicitar a liberação do almoço, com o devido desconto
no contracheque. Ele lembra que o acesso deve ser realizado obedecendo o
cronograma de fechamento da folha salarial, cuja data está informada no próprio
portal.

Neste retorno, novidades
tecnológicas serão apresentadas, no que diz respeito à frequência. O sistema
foi desenvolvido pela TI de Recursos Humanos que implementará vários totens, em
fase de teste, com computador, crachá, aferição do QR Code e a captação da
imagem, confirmando a presença do funcionário no trabalho. Outra iniciativa foi
colocar um Painel Digital com os nomes dos 63 deputados baianos da 19ª
Legislatura, permitindo ao público externo uma melhor identificação, já que o equipamento
disponibiliza a imagem do parlamentar, indicando o edifício e o número do
gabinete do político que está procurando. “Deixo aqui minha mensagem de
boas-vindas para todos que não tivemos a oportunidade de ver com esta crise. A
Assembleia tem um corpo de funcionalismo muito qualificado e que, com muita
segurança, terá o maior prazer em receber, com alegria, os funcionários e todos
os nossos visitantes. Com toda certeza, será uma festa interessante para nós a
retomada dos trabalhos”, finalizou o chefe do Legislativo, deputado Adolfo
Menezes. (Agencia Alba).

Foto: Ascom

 

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