Agora é Lei: Ligação de Santo Amaro à comunidade Pedras passa a se chamar Rodovia Paulo Anunciação

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) promulgou, no dia 17 de junho, a Lei nº 14.931/2025, denominando o trecho da BA-510, que liga Santo Amaro à comunidade de Pedras, como Rodovia Paulo Anunciação. A iniciativa, de autoria do deputado Rosemberg Pinto (PT), homenageia o ex-deputado estadual que faleceu em 2017. A proposta foi apresentada e tramitou no Legislativo baiano com o número 24.224/2021.

Em sua justificativa, Rosemberg Pinto definiu o político como um dos nomes mais emblemáticos na luta do movimento sindical, sobretudo do ramo da limpeza, além de um combativo militante do Movimento Negro Unificado, tendo sido secretário municipal e estadual de Combate ao Racismo, além de vereador da capital baiana. “Paulo era um daqueles homens que nunca se cansava de lutar pelos seus ideais, em prol do povo mais sofrido desta terra, era um guerreiro, um homem forte, lutador de toda uma vida”, afirmou o parlamentar.

O petista salientou, no documento que encaminhou à Mesa Diretora da Casa Legislativa, que Paulo Anunciação viveu seus últimos anos de vida em Santo Amaro. “A Bahia lhe deve esta homenagem, sobretudo por sua luta em defesa do nosso povo”, escreveu Rosemberg Pinto, citando episódio em que Anunciação – liderando greve dos trabalhadores de limpeza do município de Salvador, na gestão do então prefeito Antônio Imbassahy – foi espancado pela polícia militar. “Além de espancá-lo violentamente, cortaram seus cabelos rastafári – uma forma de subjugar a sua cor e a sua luta”, lembrou o deputado. (Agencia Alba).

Foto: Agencia Alba