Presidente Ivana Bastos anunciou, durante a sessão especial, que a Casa , em breve, uma unidade da rede de serviços
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, anunciou, nesta quinta-feira (11), durante a sessão especial em comemoração aos 30 anos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), a instalação de uma unidade do serviço nas dependências da Casa. “Esse projeto vai ampliar o atendimento ao público interno, oferecendo serviços como emissão de carteiras de identidade, atendimento do TRE e renovação da CNH com mais agilidade, conforto e eficiência”, registrou.
Durante o discurso na sessão da qual foi a proponente, Ivana afirmou que o novo posto será um marco na aproximação do Legislativo com a população. “A ALBA quer estar cada vez mais próxima das pessoas, oferecendo serviços que fazem diferença no seu dia a dia”, definiu. Ela disse que o povo é e deve sempre ser o centro de qualquer governo, pois sua missão mais nobre é transformar vidas e construir cidadania.
A chefe do Legislativo baiano destacou ainda que o serviço surgiu em 1995, mas foi, a partir de 2007, que se deu o impulso que tornou o SAC no que é hoje. “Em menos de duas décadas, a Bahia viu triplicar a estrutura física, saltando de 27 para 91 unidades, além das três carretas do SAC Móvel”, que percorrem 200 municípios por ano. Em 2006, havia 18 municípios, passando para os atuais 72. “Sinto imensa alegria em ser proponente desta sessão e, como primeira mulher a presidir a Assembleia, sinto uma honra ainda maior”, disse.
Ao longo do seu pronunciamento, Ivana Bastos fez menções especiais ao secretário estadual da Administração, Rodrigo Pimentel, presente na sessão, e a Edelvino Góes, que ficou à frente da pasta de 2013 até agosto deste ano. Elogiou também a “liderança firme e visionária” de Flávio Machado, superintendente do SAC, e os servidores, “que são a alma e o coração da rede e que, sem a dedicação diária, não haveria o índice de aprovação de 90%, nem haveria prêmios”.
A Assembleia homenageou com placas honoríficas, durante a sessão, os 11 servidores do SAC que trabalham desde a fundação do serviço. Além de Maria dos Reis do Carmo, que agradeceu em nome de todos, receberam das mãos do superintendente do SAC a honraria Nilcea de Souza, Marilza Batista, Fabíola Gomes, Elcilene Sousa Costa, Virgínica Hurbarth, Guilherme Attias, Catia Cilene Sousa, Daiane Meireles, Gilcelia do Nascimento e Sheila de Sousa.
Flávio Machado ocupou a tribuna para destacar o trabalho em equipe como chave da eficiência do SAC. “Cada um de vocês contribui de forma única e indispensável para a construção de um atendimento integrado, que visa facilitar a vida do cidadão, em cada documento analisado e emitido, em cada informação prestada, em cada ligação atendida”, exaltou o gestor, concluindo que “estamos juntos cumprindo um papel importante na construção de uma gestão pública mais acessível e eficiente”.
O último pronunciamento da tarde foi do secretário Rodrigo Pimentel. Ele agradeceu a ALBA, “em especial a sua presidente, pela sensibilidade em reconhecer a importância da trajetória do SAC na Bahia”. A data, segundo ele, “representa não apenas um marco no tempo, mas também uma celebração de conquistas, avanços e, acima de tudo, do comprometimento com os baianos”. Lembrou ainda que o SAC foi uma experiência baiana exportada para vários estados e países. Para tanto, o Estado da Bahia e a ONU elaboraram um manual de prestação de serviços públicos.
Também compuseram a mesa de honra a procuradora Aline Solano Souza Bahia, representando a procuradora-geral do Estado, Bárbara Camardelli; a major Patrícia Silva, representando o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Magalhães; a major Érica Barbosa Oliveira, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio Fernandes; a presidente da Associação Baiana de Imprensa, Sueli Temporal; o coordenador-geral do Planserv, Luiz Eduardo Barreto; e a presidente do Instituto Assembleia de Carinho, Tanísia Coronel. (Agencia Alba).
Foto: Carlos Amilton/Ascom Alba