ALBA concede Comenda 2 de Julho ao pastor e sargento Raian Sátiro

O pastor evangélico e sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Raian Santana de Jesus Sátiro, é o mais novo comendador da Bahia. O líder religioso foi agraciado com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A homenagem foi proposta pela deputada Kátia Oliveira (UB). A sessão especial para a outorga ocorreu na manhã desta segunda-feira (1º), no Plenário Orlando Spínola, e foi conduzida pela presidente do Legislativo, deputada Ivana Bastos (PSD).

Natural de Salvador, o sargento e pastor é formado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Nordeste (SBTNe) e em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa. É membro do Conselho da Convenção Batista Baiana (CBBA) e presidente da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, Seção Bahia (OPBB-BA).

Conforme justificou Kátia Oliveira, a concessão da Comenda 2 de Julho ao pastor Raian é um reconhecimento pelos inúmeros serviços prestados ao Estado, seja através da igreja ou do Corpo de Bombeiros Militar.

A presidente da ALBA, Ivana Bastos, afirmou ser uma honra conceder a homenagem. “Como a primeira mulher a presidir esta Casa em 190 anos de história, reafirmo que encontros como este ultrapassam o protocolo. São momentos que eternizam histórias de superação, reafirmam valores e nos convocam a acreditar no poder transformador da fé e do serviço”, destacou.

Ela também enalteceu a trajetória do homenageado. “Hoje, reconhecemos o pastor Raian não pelo título que conquistou, mas pela missão que abraçou. Ele conheceu as dificuldades desde cedo, mas fez da perseverança e da fé os instrumentos da sua caminhada. Chegar onde chegou é a prova de que havia um propósito maior: ser um servo de Deus, anunciar o evangelho e servir às pessoas. Essa é a marca maior da sua trajetória”, disse Ivana.

A presidente da ALBA ainda ressaltou o papel da colega de Parlamento, deputada Kátia Oliveira, proponente da homenagem. “Sua visão e determinação têm feito a diferença no Legislativo. A deputada exerce um mandato firme, pautado na defesa da família, da dignidade das pessoas, da proteção às mulheres e no fortalecimento dos valores que sustentam a nossa sociedade”, afirmou.

‘HOMEM DE FÉ’

Kátia Oliveira, por sua vez, destacou a importância de homenagear o pastor Raian Sátiro. Em seu discurso, ressaltou a contribuição do líder religioso enquanto pastor da Igreja Batista Shalom, em São Francisco do Conde, onde atuou por 13 anos, e da Primeira Igreja Batista em São Marcos, em Salvador, onde passou a atuar em 2023. Atualmente, lembrou a deputada, ele é encarregado do Núcleo Evangélico do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, em Camaçari.

A autora da proposição classificou o homenageado como “um homem de fé, serviço e coragem”. E completou: “Sua trajetória inspira nossa comunidade. Vem de uma família simples, que aprendeu o valor do trabalho, da humildade e da solidariedade. Que essa comenda seja um símbolo de gratidão pela coragem, pela ética e pelo compromisso com a vida de cada cidadão. Que Deus continue abençoando sua vida, sua família e seu ministério, para que possa seguir sendo luz nas palavras e nas ações”.

Emocionado, o pastor Raian Sátiro agradeceu à ALBA, às deputadas Kátia e Ivana, e relembrou sua caminhada desde a infância até os dias atuais. “Receber esta comenda nesta Casa Legislativa é motivo de profunda gratidão e responsabilidade. Minha trajetória começou lá atrás, em uma palafita no Subúrbio de Salvador, no bairro de Plataforma. Ali, morando em cima da maré, pude contemplar o esforço diário de meus pais. Aprendi com eles que a dignidade não está na grandeza das posses, mas na firmeza dos valores”, declarou.

Ele também fez questão de dividir o mérito da homenagem. “Esta honraria não é apenas um reconhecimento pessoal, mas uma lembrança de que cada vitória é fruto da graça de Deus, da força da família, da confiança dos amigos, da colaboração de muitos pastores e irmãos em Cristo. Esta comenda não é só minha, mas de todos nós. Porque juntos somos fortes e juntos somos melhores”, afirmou.

A solenidade foi marcada ainda por depoimentos de amigos, familiares e membros da igreja, entre eles sua esposa, Fernanda Santana, e a tenente-coronel Maracy Vieira, comandante do 10º Batalhão de Bombeiros Militar, que representou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Aloísio Mascarenhas Fernandes. Houve também apresentações musicais e momentos de oração.

A mesa de convidados contou, além das autoridades já mencionadas, com o diretor da Transalvador, Elton Pinto, representando o prefeito Bruno Reis; o capelão tenente-coronel BM Paulo César; o capelão major Sousa Júnior, representando o comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães; a cabo Fernanda Santana, esposa do homenageado; o presidente da Convenção Batista Brasileira, pastor Erivaldo Barros; o vice-presidente da OPBB, pastor César Brito; o pastor da Igreja Memorial Batista de Brasília, Jair Sousa Pereira; e o ex-prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino. (Agencia Alba).

Foto: AscomALBA/AgênciaALBA