A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) passa a adotar, a partir desta terça-feira, 1º de julho, o regime de turnão. A medida, válida até o dia 31 deste mês, foi estabelecida por ato da presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, publicado no Diário Oficial do Legislativo na última quinta-feira (26).
Durante o período, o horário de funcionamento da ALBA será das 13h às 18h30, de segunda a quinta-feira, mantendo-se inalterado às sextas-feiras. A mudança, implementada durante o recesso parlamentar, tem como principal objetivo a redução de despesas operacionais, como consumo de energia, água, materiais de limpeza e de escritório. O transporte dos servidores terá os horários ajustados ao novo expediente.
De acordo com o superintendente de Administração e Finanças da ALBA, Robson José Coutinho Souza, a expectativa é de que o turno reduzido gere uma economia de aproximadamente 40% no consumo de energia e 30% no gasto com água. Também está prevista economia com a suspensão do funcionamento do refeitório e do restaurante ‘A La Carte’, que reabre no dia 4 de agosto.
Ainda segundo Coutinho, o período de recesso será utilizado para realizar reparos na estrutura interna da Casa. “O turnão será aproveitado para correções internas na estrutura da Casa. Além disso, o período representará uma economia no contexto geral, considerando o não funcionamento dos restaurantes, redução no consumo de água e energia, de materiais de consumo, dentre outros”, afirmou.
O superintendente de Recursos Humanos, Francisco Raposo, explicou que, mesmo com a suspensão das atividades legislativas, setores administrativos e serviços essenciais da ALBA seguirão funcionando normalmente. Ele apontou, por exemplo, que a área administrativa e o setor de recursos humanos funcionarão normalmente, além do serviço médico e a segurança.
No serviço médico, os atendimentos de odontologia, RPG e nutrição passam a ocorrer exclusivamente no turno vespertino, enquanto as demais especialidades seguem com atendimento nos dois turnos.
A lanchonete e o salão de beleza, administrados pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalba), funcionarão de segunda a quinta-feira, das 10h às 18h, e às sextas, das 8h às 11h30. Já o posto do Banco Bradesco e a agência dos Correios manterão seus horários normais: o banco atende das 10h às 16h e o ponto postal das 9h às 17h. (Agencia Alba).
Foto: AscomALBA/AgênciaALBA