Acompanhada de Rosemberg Pinto (PT) e Eduardo Salles (PP), a presidente recebeu a visita do cônsul-geral Ricardo Cortes
A presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, recebeu a visita de cortesia do cônsul-geral de Portugal na Bahia, Ricardo Cortes, na tarde desta quinta-feira (18), da qual também participaram o líder da maioria na Casa, Rosemberg Pinto (PT), e o presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o deputado Eduardo Salles (PP).
Durante o encontro, cônsul e parlamentares falaram a respeito dos laços que unem Portugal e Brasil, especialmente a Bahia, sobre ações de intercâmbio interparlamentar e de cooperação mútua a serem desenvolvidas em diversos setores, sobretudo no turismo, na recuperação do Centro Histórico, na educação e na cultura.
Ricardo Cortes parabenizou Ivana Bastos, primeira presidente mulher da ALBA, “um grande exemplo, inclusive, para outros continentes”, e destacou o encanto que a Bahia desperta no turista português, sobretudo o Centro Histórico, por se parecer com Portugal. “Existe uma enorme vontade de ajudar, de estabelecer uma parceria e de dar o nosso contributo em tudo aquilo que for possível, para preservar esse riquíssimo patrimônio histórico e arquitetônico que a Bahia tem e que, de alguma forma, também nos orgulha”, disse.
PARCERIAS
Por sua vez, a chefe do Legislativo colocou a ALBA à disposição, no sentido de promover a aproximação com Portugal, por meio de parcerias no turismo, visando a recuperação do Pelourinho, e na educação que, segundo ela, dará muitos frutos. Ivana lembrou que na Universidade de Coimbra, em alguns cursos de mestrado, há mais brasileiros do que portugueses. “Então, abrem-se as portas, e a gente pode, sim, ter esse memorando de intenções, de compartilhamento das boas práticas e vamos estreitar essa parceria”, adiantou.
Convidado à reunião, o líder da maioria na Casa exaltou a relação Brasil-Portugal. “As conversas aqui se nortearam por relações que são positivas para a Bahia, positivas para Portugal e, obviamente, para o Brasil. Então, vamos construir esses apontamentos para que a gente possa, a cada momento, estar praticando”, afirmou.
Para Rosemberg, uma das principais oportunidades será a visita de parlamentares baianos ao Parlamento português “e, com isso, a gente utilizar as boas práticas de lá aqui, daqui para lá, além das relações comerciais que isso também pode propiciar para os dois países”.
PANORAMA
Ex-presidente da Câmara Portuguesa de Comércio na Bahia, o deputado Eduardo Salles elogiou o novo cônsul português na Bahia e a presidente da Casa, deputada Ivana Bastos, por atuarem para a abertura de um panorama de aproximação das relações bilaterais, tendo o cônsul como um intermediador da relação entre os parlamentos de Portugal e da Bahia.
“A gente pode, sem dúvida, fazer um intercâmbio de leis, um intercâmbio de ações, de aprendizados de um lado e de outro, então eu acho que daqui vão sair grandes e bons frutos. É um marco inicial que vai trazer grandes benefícios para ambos os parlamentos e para os dois países, especificamente para a Bahia e Portugal”, afirmou. (Agencia Alba).
Foto: Carlos Amilton/Ascom/Alba