O diretor administrativo Fernando Sávio coordenou as reformas na Casa Legislativa
A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) realizou, durante o recesso parlamentar de janeiro, uma série de intervenções nos edifícios da Casa do Povo, aproveitando o período de menor fluxo de pessoas. As reformas, pinturas e obras de manutenção foram executadas sob a coordenação da Diretoria Administrativa da ALBA, com apoio do Departamento de Engenharia e Projetos e do Departamento de Serviços Auxiliares.
“Essas intervenções, solicitadas pela presidente Ivana Bastos, tiveram como objetivo oferecer mais conforto e segurança aos deputados, servidores e ao público visitante”, explicou o diretor administrativo Fernando Sávio. “Em janeiro, quando a Assembleia adotou o regime especial de turnão, fizemos os ajustes finais de comunicação visual e sonorização para a implantação do SAC, além da reforma do Plenário Orlando Spínola, cuja primeira etapa foi executada em julho do ano passado e agora concluímos a segunda fase”.
Engenheiro civil de formação, o gestor explicou que as paredes do plenário, danificadas em decorrência das fortes chuvas registradas em Salvador no dia 20 de novembro de 2025, receberam revestimento em drywall resistente à umidade. Também foram instaladas placas acústicas nas paredes do espaço, com exceção de uma das laterais do plenário, onde está localizado o painel “Galeota Gratidão do Povo”, obra do artista plástico Carlos Bastos em homenagem à Procissão do Bom Jesus dos Navegantes.
NOVOS CARPETES
Localizada na outra lateral do plenário, a Galeria Paulo Jackson, em seus dois pisos, recebeu novos carpetes, substituindo os antigos, comprometidos por infiltrações de água. As paredes do plenário também passaram por nova pintura, na cor branca, mantendo o padrão tradicional do principal espaço de debates do Parlamento estadual. Atendendo a uma solicitação do Setor de Sonorização, foi instalada, próxima à Bancada de Imprensa, uma nova mesa de áudio com 40 canais, proporcionando mais qualidade e potência ao sistema de som.
O novo equipamento permitirá à TV ALBA melhorar a qualidade da transmissão das sessões ordinárias e especiais, realizadas de segunda a sexta-feira na Casa Legislativa. “Por orientação da presidente Ivana Bastos, estamos instalando ainda um painel de televisão, que ficará posicionado de frente para a Mesa de Honra do Plenário Orlando Spínola. Dessa forma, autoridades e convidados poderão visualizar com mais tranquilidade os vídeos e imagens exibidos durante as sessões”, anunciou Fernando Sávio.
Considerado o prédio-sede da Assembleia Legislativa, o Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães também passou por outras intervenções menores, porém relevantes para o bom desempenho das atividades da Casa. No Plenarinho Coriolano Sales, por exemplo, foi instalado um painel ripado, estrutura composta por ripas de madeira fixadas com pequeno espaçamento entre si.
Todos os pisos do edifício — incluindo os dois subsolos, o térreo e os três pavimentos superiores — receberam polimento em resina. Além da iluminação cênica do prédio-sede, foram instalados chapins de granito nos parapeitos internos e externos das varandas, com a função de evitar infiltrações de água pela parte superior das paredes.
REFORMA DE AUDITÓRIO
As reformas também contribuirão para a melhoria do atendimento no Edifício Senador Jutahy Magalhães. O Auditório Jornalista Jorge Calmon, tradicionalmente utilizado para eventos da sociedade civil e seminários de órgãos públicos, ganhou um novo sistema de condicionamento de ar. A Casa investiu ainda na reforma dos sanitários do prédio, além da revisão elétrica e do forro da antessala do Memorial do Legislativo, espaço que abriga documentos e mobiliários que registram quase dois séculos de história do Poder Legislativo baiano.
Já o Anexo Barbosa Romeo, que abriga os edifícios Nelson David Ribeiro e Wilson Lins, passou por manutenção corretiva no sistema de condicionamento de ar durante o recesso. Equipes especializadas, com equipamentos apropriados para trabalho em grandes alturas, concluíram os serviços de pintura e a instalação de brises na fachada lateral do Edifício Wilson Lins. Os brises são elementos arquitetônicos que aliam estética e funcionalidade, contribuindo para a melhoria do conforto térmico e luminoso dos ambientes, além de valorizar a fachada do prédio. (Agencia Alba).
Reportagem: Nivaldo Costa
Edição: Franciel Cruz
Foto: Arquivo/AgênciaALBA

