A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediou, nessa terça-feira (25), o VIII Seminário de Governança das Águas. O evento ocorreu no Auditório Jornalista Jorge Calmon e foi realizado pela Associação Pré-Sindical dos Servidores de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Ascra) em comemoração pela passagem do Dia Mundial da Água. O encontro, que abrange palestras e mesas de debates, terá continuidade nesta quarta-feira (26).
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado Marcelino Galo (PT), presidente da Frente Parlamentar Ambiental na Casa, deu as boas-vindas aos participantes e falou sobre a importância de debater a governança das águas. “Sabemos que quem governa o mundo, hoje, são as grandes corporações. Esse é um momento muito difícil para a gente falar de governança. Nós estamos na resistência. A luta mais dura hoje é a de defesa da natureza. Não existe vida sem a natureza”, ressaltou.
O deputado chamou a atenção para outro detalhe que atinge às águas brasileiras. “Os agrotóxicos contaminam nosso solo, nossos trabalhadores e trabalhadoras e, também, nossas águas. Diante disso tudo, é preciso ter um Estado forte, que seja controlado por uma democracia para que a gente possa ordenar o uso dos recursos hídricos. Nós, na Assembleia, ficamos felizes por abrigar esse debate”, externou.
O presidente da Associação Pré-Sindical dos Servidores de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cesar Augusto Oliveira Ribeiro, frisou que o objetivo do encontro é proporcionar uma ampla reflexão a respeito da gestão de recursos hídricos na Bahia e realizar um balanço das ações com enfoque principal na gestão participativa da água.
Ele lamentou, no entanto, a ausência de representantes de órgãos como a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) no seminário. “As instituições deveriam entender a importância das águas. Vivemos um estado de abandono. O nosso desejo é que as instituições Sema e Inema abracem a causa”, afirmou. (Agencia Alba).
Foto: Neuza Menezes/Agencia Alba