Alden minimiza encontro entre Lula e Trump e cita Bolsonaro

O bahia.ba, o deputado baiano disse que a reunião serviu apenas para evidenciar a “irrelevância” de Lula no cenário internacional

O deputado federal Capitão Alden (PL-BA) minimizou o encontro e o afago do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Os dois líderes se reuniram durante o encontro da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia.

Ao bahia.ba, o vice-líder da oposição na Câmara Federal afirmou que a reunião serviu apenas para evidenciar a “irrelevância” de Lula no cenário internacional e citou o elogio feito por Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“O encontro de Lula com Trump só serviu para expor a irrelevância do petista no cenário internacional. Ele foi buscar prestígio e voltou de mãos vazias, enquanto ouviu o nome de Bolsonaro ser elogiado. Isso mostra quem realmente tem respeito lá fora e quem vive de encenação aqui dentro”, declarou Alden.

O afago

O presidente Trump aproveitou a conversa com jornalistas e parabenizou o líder brasileiro, que faz aniversário nesta segunda-feira (27). O americano descreveu Lula como “um sujeito muito vigoroso”. Ele também pediu que a mensagem fosse transmitida ao petista.

Efeito reverso?

Lula e Trump têm mantido uma relação cordial nos últimos meses. Mesmo com trocas de farpas e ameaças, os contatos começaram logo após o líder americano taxar produtos brasileiros e criticar o Judiciário do país, que condenou Bolsonaro e aliados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado.

Em setembro, durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Lula comemorou o aceno de Trump para um encontro bilateral.

Já neste domingo (26), Lula e Trump se reuniram para discutir o tarifaço imposto por Washington a produtos brasileiros. A reunião entre os chefes de Estado ocorreu na Malásia, durante a cúpula da Asean. (Neison Cerqueira – bahia.ba).

Foto: Assessoria

Mais notícias sobre