A população de Antônio Cardoso terá mais segurança alimentar e os produtores locais mais respaldo técnico e oportunidades de crescimento com a modernização do Serviço de Inspeção Municipal. O projeto de iniciativa do executivo já foi aprovado (em 7 de outubro de 2025) e possibilitará a redução de riscos de contaminação, garantindo alimentos de qualidade e a ampliação do mercado para produtos de origem animal produzidos no município, benefícios que serão possíveis a partir da sanção do PL nº 021/2025, enviado pelo prefeitoJocivaldodosAnjos aos vereadores locais e já aprovado pela Câmara Municipal.
A medida representa um marco para a saúde pública e a segurança alimentar do município, modernizando e ampliando a fiscalização que já existia, regulamentando a inspeção de produtos de origem animal produzidos, processados e comercializados em Antônio Cardoso. O projeto estabelece que a inspeção abranja todos os aspectos industriais e produtos comestíveis de origem animal, antes e após a morte do animal. De acordo com o PL, a fiscalização compreenderá todas as etapas de recebimento, manipulação, fracionamento, elaboração, conservação, acondicionamento, armazenamento, embalagem, depósito e rotulagem e trânsito desses produtos, assegurando que cheguem ao consumidor dentro dos padrões de higiene e qualidade exigidos por lei.
A adequação permitirá ampliar o controle sanitário e abrir caminho para que produtos inspecionados possam futuramente alcançar outros mercados. “A criação e modernização do Serviço de Inspeção Municipal é um passo fundamental para a saúde pública e o desenvolvimento sustentável de Antônio Cardoso. Estamos garantindo que todos os produtos de origem animal comercializados aqui passem por rigorosos padrões de controle, desde o abate até o consumo”, ressaltou Jocivaldo, acrescentando que “esta é uma conquista para os consumidores e também para os nossos produtores, que passam a contar com respaldo técnico e legal para crescer dentro das normas sanitárias”, destacou o prefeito.
A secretária municipal de Saúde, Jamile Paulino Barreto dos Santos, ressaltou o impacto direto do projeto na prevenção de doenças e na qualidade de vida da população, afirmando que, “quando falamos de inspeção de produtos de origem animal, estamos falando de saúde preventiva. Esse maior controle, com certeza, reduzirá riscos de contaminações, garantirá alimentos mais seguros e fortalecerá a vigilância sanitária municipal. É uma ação integrada entre as secretarias e a vigilância sanitária, voltada ao cuidado com a população”, afirmou Jamile Paulino.

Com a aprovação do PL 021/2025, Antônio Cardoso reafirma seu compromisso com a qualidade dos alimentos, a valorização da produção local e o fortalecimento da economia rural. Nos próximos meses, a Prefeitura iniciará a regulamentação e implantação do que está proposto no PL, com capacitação das equipes técnicas e ações educativas voltadas aos produtores e comerciantes, garantindo a plena adequação às novas normas sanitárias municipais. (ASCOM).
Foto: Destaque: Dominio Público
Foto Interna:Divulgação