Após dois anos de afastamento, Roberta Roma e ACM Neto se reconciliam publicamente

Após mais de dois anos de afastamento político e pessoal, a deputada federal Roberta Roma (PL), esposa do ex-ministro João Roma, e o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto, celebraram, neste domingo (24), a reconciliação. A demonstração de aproximação ocorreu em uma postagem no Instagram de Roberta, que compartilhou um registro ao lado de ACM, transformando a tensão do passado em abraços e elogios mútuos.

“A política tentou nos separar… Foram mais de 2 anos de distanciamento… Mas o propósito de vida falou mais alto. E o amor voltou a imperar. Quem diria que depois de tantas farpas, viriam abraços”, escreveu Roberta Roma, evidenciando a retomada de uma relação pessoal e familiar que enfrentou momentos complicados nos últimos anos.

ACM Neto reforçou o sentimento de harmonia em sua resposta: “Sempre bom ver que a vida vai colocando as coisas no lugar certo. Que Deus nos dê um caminho iluminado e de muitas alegrias”.

O encontro simbólico entre os dois políticos, agora registrado publicamente, ganhou destaque entre seguidores e aliados, sendo interpretado como um gesto de unidade e maturidade política que supera desentendimentos anteriores. Neto é padrinho do filho de João e Roberta.

Procurado pela reportagem para comentar o post, o ex-ministro não atendeu.

O distanciamento político entre ACM Neto e João Roma

Apesar de na legenda de sua postagem a deputada falar em dois anos, a relação entre ACM Neto e João Roma sofreu abalos em 2021, quando o então deputado federal aceitou o convite para assumir o cargo de ministro da Cidadania no governo de Jair Bolsonaro. O fato foi interpretado como um rompimento político por Neto, que afirmou ter sido informado da nomeação apenas pela imprensa.

Em entrevista à rádio CBN Salvador em junho de 2022, ACM Neto explicou que a indicação de Roma como ministro provocou o afastamento.

“Quando ele foi indicado para ministro de Bolsonaro, eu ponderei com ele, pois, na época, Rodrigo Maia estava brigando comigo. Então as pessoas iriam pensar que tinha dedo meu nessa indicação e eu não poderia ter essa digital. Eu fui informado da nomeação dele através de um jornalista. Ele era um cara que eu tinha 20 anos de relação e eu nem fui avisado. Então não me deixou outra alternativa a não ser deixar claro que, daquele momento em diante, estávamos separados politicamente”.

O distanciamento não afetou apenas os vínculos políticos. Roberta Roma afirmou que a decepção pessoal com ACM Neto foi significativa. “Prefiro não me posicionar sobre esse tema, pois tínhamos uma relação pessoal de mais de 20 anos. Fui testemunha da dedicação de João a Neto durante todo esse tempo. A decepção que senti depois da declaração dada, após a nomeação, foi algo indescritível. Mas agora é bola pra frente e vida que segue”, disse.

Histórico da amizade e alianças políticas

A amizade entre Neto e Roma remonta aos anos 1990 em Brasília, quando o pernambucano começou a trabalhar no gabinete do então deputado pelo PFL. Roma foi chefe de gabinete de Neto na prefeitura de Salvador entre 2013 e 2018, além de ter sido padrinho de casamento de Neto e de seu filho. Em 2021, ao aceitar a pasta da Cidadania, Roma se afastou politicamente, em meio a um contexto delicado envolvendo a eleição para presidência da Câmara e a atuação do DEM junto ao Centrão.

Roma, então ministro, explicou que sua decisão visava cumprir a missão do Republicanos e atuar na pasta que gerencia programas sociais, como o Bolsa Família e benefícios emergenciais, enfatizando que sua escolha não tinha intenção de prejudicar a relação com Neto.

Após dois anos de distanciamento, a reconciliação foi registrada publicamente pela esposa de Roma, indicando que, apesar das divergências políticas, a relação pessoal e familiar entre ex-aliados foi restabelecida, consolidando um momento de aproximação e diálogo entre ambos. (Muita Informação).

Foto: Reprodução/instagram @robertaroma.ba

Mais notícias sobre