Assembleia Legislativa celebra 80 anos da Novonor e 60 anos da Fundação Odebrecht em sessão especial

Deputado Eduardo Salles destaca legado da engenharia baiana e importância da infraestrutura; João Leão e Cristiane Nascimento exaltam memória de Norberto Odebrecht e atuação social da Fundação

Em sessão especial realizada nesta quinta-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foram celebrados os 80 anos do Grupo empresarial Novonor (antiga Odebrecht) e os 60 anos da Fundação Norberto Odebrecht. A homenagem foi proposta pelo deputado Eduardo Salles (PP), que, em seu discurso, fez uma reflexão sobre sua trajetória pública e o papel da infraestrutura no desenvolvimento econômico e social da Bahia e do Brasil.

A Bahia não pode ser pessimista, nem pensar pequeno. Somos um estado grandioso e precisamos valorizar a nossa engenharia, nossa indústria e o nosso povo”, afirmou Salles. O parlamentar ressaltou ainda que a engenharia nacional é um patrimônio e que investir em infraestrutura é essencial para o crescimento sustentável.
Defender a engenharia brasileira é defender a soberania nacional. O Brasil não pode abrir mão da capacidade de planejar e executar suas próprias soluções”, completou.

Salles destacou a trajetória do grupo fundado em 1944 por Norberto Odebrecht, reconhecendo o papel da empresa e de sua fundação no desenvolvimento do estado e do país. “A Fundação Norberto Odebrecht promove uma verdadeira revolução social, formando jovens e transformando territórios com educação e oportunidades”, disse.

O deputado João Leão (PP), em sua saudação, prestou uma homenagem emocionada ao fundador do grupo, com quem conviveu de perto. “Doutor Norberto Odebrecht foi uma grande figura humana, um mestre dos engenheiros e um exemplo de generosidade”, declarou. Em tom de lembrança, Leão contou episódios marcantes da convivência com o empresário, como a parceria em obras sociais e a construção do telhado do hospital de Irmã Dulce. “Depois de Deus, na Bahia, o maior construtor foi doutor Norberto Odebrecht”, afirmou, sendo aplaudido de pé pelos presentes.

Cristiane Nascimento

A diretora da Fundação Odebrecht, Cristiane Nascimento, também discursou, ressaltando o compromisso social da instituição e o legado deixado pelo fundador. “A Fundação é um exemplo de responsabilidade social e acredita que o desenvolvimento deve alcançar as pessoas, as famílias e as comunidades, de forma sustentável”, afirmou. Ela destacou o Programa de Desenvolvimento e Crescimento Integrado com Sustentabilidade (PDCIS), criado por Norberto Odebrecht, que há mais de duas décadas transforma a realidade de comunidades no Baixo Sul da Bahia.

Norberto Odebrecht compreendeu muito cedo que a verdadeira grandeza de uma instituição está na sua capacidade de gerar valor coletivo e inspirar o bem comum”, concluiu Cristiane.

A sessão contou ainda com a presença do deputado Paulo Câmara (PSDB), representantes da FIEB, SESI, SENAI, ASSOCIAÇÃO COMERCIAL outras instituições e do primeiro funcionário da Odebrecht, Emilton Rosa. O fundador Norberto Odebrecht completaria 105 anos em 2025, se vivo estivesse. (SN).

Foto: Divulgação