O programa “A Escola e o Legislativo” segue funcionando normalmente, mesmo no recesso parlamentar, período em que estão paralisados os trabalhos das sessões ordinárias e comissões permanentes. A Casa do Povo recebeu, na tarde desta terça-feira (22), a visita de uma turma de 26 alunos da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia e do Summer Course da MSU, a Michigan State University.
Coordenadora do programa de pós-graduação em Desenvolvimento e Gestão Social da Escola de Administração da Ufba, a professora Luiza Reis Teixeira explicou que este curso de verão, dividido em cinco módulos, tem como tema “Contextualização Política, Social e Econômica do Brasil”. Lembrou que ela e a também professora Morgana Martins Krieger estão ministrando o módulo que ensina sobre “Administração Pública e Políticas Públicas no Contexto Brasileiro”.
“Nossos módulos têm a duração de quatro dias, são 14 horas teóricas, mas sempre há espaço para atividades práticas que possam ilustrar o que está sendo dado em sala de aula. Eles já participaram de um questionário a respeito da estrutura institucional brasileira, com informações sobre os três níveis da Federação: União, Estados e Municípios. E hoje, aqui na Assembleia Legislativa, estamos mostrando aos estudantes como funciona na vida real”, destacou a coordenadora.
A professora Luciana Alves Rodas Vera informou que o Summer Course, uma parceria das universidades, é realizado durante 40 dias, sendo a cada semana um módulo diferente, com aulas em inglês para alunos americanos e também brasileiros. “Com esta visita, estamos vivenciando esta dinâmica para que eles possam ver de perto a administração pública do país, como se faz a política pública exatamente na Assembleia, onde as leis são formuladas em favor da população”, afirmou.
O roteiro da visita foi todo traçado pela coordenação do programa “A Escola e o Legislativo”, representada pela servidora Viviane Souza. Depois que fizeram o cadastramento para ingressar no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, alunos e professores foram para a rampa do prédio principal, onde o historiador Evandro Carvalho, com a tradução da professora de inglês Jadna Victória Oliveira, fez uma longa exposição sobre os elementos da cultura afro-brasileira que compõem o Mural de Carybé, artista plástico e pintor argentino radicado na Bahia.
Atentos à palestra, os alunos ouviram o servidor público detalhar os orixás, os jesuítas, as embarcações dos colonizadores portugueses, os bandeirantes, as culturas econômicas do período colonial e os personagens que marcaram a história do Brasil. Já em uma das salas da Escola do Legislativo, com exibição de slides, Evandro apresentou o Painel Carlos Bastos, pintor que retratou a Procissão do Bom Jesus dos Navegantes, com a Galeota Gratidão do Povo navegando cheia de políticos, artistas, religiosos e personalidades da Bahia.
Yuriko Guimarães, gerente do Departamento Pedagógico e Desenvolvimento, deu as boas vindas aos estudantes e frisou que “o programa tem a finalidade de integrar a sociedade com o Parlamento baiano, incentivando cada vez mais a participação do público estudantil para o desenvolvimento do conceito de cidadania”. Assessor da Secretaria-Geral das Comissões, Jorge Araújo esclareceu sobre o funcionamento das 11 comissões permanentes e duas comissões temporárias, que são integradas por oito deputados titulares e quatro suplentes.
Bira Corôa, o chefe da SGC da ALBA, falou ainda sobre a estrutura parlamentar da Casa Legislativa, destacando ser no Plenário Orlando Spínola que acontecem a votação e aprovação das leis, mas que “é nas comissões onde de fato são realizados os grandes debates de interesse da sociedade”. A visita dos estudantes do Summer Course Ufba/MSU, que foi acompanhada por Barbara Lowrey, a primeira mulher PHD em Economia da Universidade Estadual de Michigan, foi encerrada na Fundação Paulo Jackson, entidade que administra a TV ALBA e a Rádio ALBA.
“Para mim, enquanto aluna de Políticas Públicas, foi muito interessante esta visita aqui nesta Casa Legislativa, porque tive a oportunidade de conhecer e entender o Direito e também a perspectiva internacional como este curso tem nos proporcionado”, manifestou a estudante dos Estados Unidos Ari Nhadia, respondendo sobre os ensinamentos adquiridos nesta viagem acadêmica ao Brasil. (Agencia Alba).
Foto: Ascom/Alba