Velório e sepultamento do deputado estadual e médico reuniram autoridades, familiares, amigos e uma multidão na Assembleia Legislativa da Bahia, em um último adeus marcado pela gratidão e pela saudade.
Os baianos se despediram, na manhã deste domingo (18), do deputado estadual e médico Alan Sanches, cuja partida comoveu profundamente familiares, amigos, colegas de parlamento e a sociedade civil. O velório, realizado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), foi marcado por forte emoção, silêncio respeitoso e manifestações espontâneas de carinho ao se ver, pela última vez, o corpo físico do parlamentar.
Mesmo aqueles que não puderam estar presentes relataram sentir, desde a notícia do falecimento, um vazio profundo e uma saudade imediata, refletindo a dimensão humana e política de Alan Sanches. O espaço da ALBA ficou pequeno diante da multidão que compareceu para prestar as últimas homenagens, incluindo pessoas da capital e correligionários vindos do interior do estado, que fizeram questão de dar o último adeus ao deputado.
Diversas autoridades políticas estiveram presentes, entre elas o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT); a presidente da ALBA, Ivana Bastos (PSD); os deputados Adolfo Menezes (PSD), Robinson Almeida (PT), Niltinho (PP), Eduardo Salles (PP), Fabricio Falcão (PCdoB), Fabíola Mansur (PSB), Samuel Júnior (Republicanos), Jurailton Oliveira (Republicanos) e Neusa Cadore (PT), deputada licenciada; o prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB); o ex-prefeito da capital ACM Neto; o ex-presidente da ALBA e ex-deputado estadual e federal Marcelo Nilo (Republicanos); os deputados Sandro Régis (UB), Paulo Azi (UB) e José Rocha (UB); além do senador Ângelo Coronel (PSD), entre outras lideranças políticas e sociais.
Celebração religiosa e homenagens
A cerimônia religiosa foi conduzida pelo reverendo Elton Santos, que, em sua reflexão bíblica, destacou o sentido da vida e da partida de Alan Sanches.
Neste momento, estamos celebrando a vida de Alan, e não a morte”, afirmou o reverendo, ressaltando o espírito bravo, destemido e humano do deputado.
Em seguida, Deise, auxiliar direta do gabinete de Alan Sanches, prestou uma homenagem emocionada, destacando o lado humano do parlamentar.
Segundo ela, Alan era “um pai para todos os membros do gabinete”, sempre atento, protetor e solidário com sua equipe.
Também fizeram uso da palavra o prefeito de Salvador, o ex-prefeito ACM Neto, o deputado Sandro Régis, o senador Ângelo Coronel, familiares e o jornalista Itamar Ribeiro, que falou em nome dos colegas do Comitê de Imprensa da ALBA. Em todas as falas, foram ressaltadas a bravura, a generosidade, o companheirismo e a dedicação de Alan Sanches à vida pública e às pessoas.
Ivana Bastos: “Aquela tribuna nunca mais será a mesma”
A presidente da Assembleia Legislativa, deputada Ivana Bastos, destacou a ausência irreparável deixada por Alan Sanches no Parlamento baiano.
Aquela tribuna sem Alan Sanches nunca mais será a mesma. É uma perda muito grande, não há palavras” afirmou.
Ivana ressaltou ainda a vocação do deputado para o atendimento direto à população.
A satisfação de Alan era quando ele ia para o atendimento em um bairro e conseguia atender 40, 50 pacientes. Ele era gentil, doce, amigo e companheiro. Na hora das dificuldades, Alan sempre estava presente.”
Ao encerrar, a presidente da ALBA pediu conforto divino aos familiares e amigos.
Que Deus lhe dê um bom repouso e um bom conforto a todos nós. Fica uma lacuna na Assembleia Legislativa e uma lacuna no nosso coração, de amigo e de irmão que parte.”
Jerônimo Rodrigues decreta luto oficial de três dias
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) relembrou o momento em que recebeu a notícia do agravamento do estado de saúde de Alan Sanches e, posteriormente, de sua morte.
Eu estava no interior, em Formosa do Rio Preto, quando chegou a primeira notícia sobre a saúde dele. Logo depois, veio a notícia da despedida relatou.
Segundo o governador, agendas oficiais e compromissos festivos foram imediatamente suspensos.
Suspendi toda a minha agenda e decretei luto de três dias no Estado da Bahia. É um decreto de muita gratidão e reconhecimento pelo que ele fez.
Jerônimo concluiu afirmando que o momento exigia respeito e união.
O campo da política hoje dá uma trégua para a Bahia se despedir de Alan Sanches, com todo o respeito e honraria que esta Casa está prestando a ele e à sua família.
Rosemberg Pinto destaca lealdade e compromisso público
Líder do Governo na ALBA, o deputado Rosemberg Pinto (PT) também lamentou profundamente a perda.
Foi muito surpreendente. Estive com Alan na última quinta-feira, com muita alegria e determinação. Ele tinha o desejo de representar os baianos e as baianas no Congresso Nacional” afirmou.
Rosemberg destacou que, apesar de divergências políticas pontuais, sempre houve respeito e lealdade.
Tivemos algumas diferenças de encaminhamento político, mas sempre com muita maturidade e respeito. Ele fará muita falta à Assembleia Legislativa.
O parlamentar finalizou prestando solidariedade à família e aos amigos.
É uma perda prematura. Deus sabe de todas as coisas. Minha solidariedade à família, aos amigos, neste momento de profunda dor.
Cortejo e último adeus
Por volta das 11h30, o corpo de Alan Sanches foi conduzido em carro aberto do Corpo de Bombeiros até o Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, onde ocorreu o sepultamento. Desde a saída da ALBA, o cortejo foi acompanhado por aplausos e manifestações de respeito.
Ao longo do trajeto, populares e admiradores reverenciaram o deputado, reconhecido como um político combativo, médico dedicado e defensor incansável das causas sociais. Assim, a Bahia se despediu de Alan Sanches, deixando registrado um legado de trabalho, humanidade e compromisso com o povo baiano.
Ao final da cerimônia, o vereador Duda Sanches (UB), falando em nome da família, agradeceu emocionado a presença das autoridades, em especial ao governador Jerônimo Rodrigues e à presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, além de todos os amigos, correligionários e cidadãos que compareceram para prestar as últimas homenagens. Duda também estendeu o agradecimento às pessoas que, mesmo impossibilitadas de estar presentes fisicamente, manifestaram solidariedade, carinho e orações, reforçando o reconhecimento e o legado deixado por Alan Sanches.


Soteropolis Noticias
Fotos: SN

