Banco Central vai bloquear chaves Pix usadas em golpes e fraudes

A medida tem como objetivo reforçar a segurança do sistema de pagamentos

O Banco Central anunciou que, a partir deste sábado (4), passará a bloquear chaves Pix envolvidas em golpes e fraudes. A medida tem como objetivo reforçar a segurança do sistema de pagamentos instantâneos.

Segundo o BC, o bloqueio será feito com base em informações fornecidas pelas próprias instituições financeiras participantes do sistema Pix, que identificarão chaves suspeitas usadas em atividades ilícitas.

A novidade foi divulgada durante a última reunião do Fórum Pix, comitê consultivo permanente que reúne cerca de 300 representantes de instituições financeiras e da sociedade civil.

A iniciativa ocorre após o avanço de investigações da Polícia Federal em três operações de combate à lavagem de dinheiro pelo crime organizado, Carbono Oculto, Quasar e Tank. Juntas, as apurações apontam movimentações suspeitas superiores a R$ 50 bilhões por meio de fintechs, como bancos digitais e plataformas financeiras. (Luana Neiva-bahia.ba).

Foto:  Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Siga o Soteropolis Noticias no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp, Facebook e X.