O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) decidiu que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) não disputará a vaga ao Senado por São Paulo nas eleições de 2026. A informação foi revelada por interlocutores próximos e publicada pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.
Segundo aliados, o ex-mandatário tem demonstrado irritação com o início precoce da corrida pela vaga, principalmente por parte de políticos que se apresentaram como pré-candidatos antes mesmo de uma definição oficial sobre o futuro de Eduardo.
Bolsonaro já deixou claro que a escolha de um substituto será exclusivamente dele.
Interessados do PL em disputar o Senado
Entre os nomes que já manifestaram interesse em disputar o Senado estão o deputado federal pastor Marco Feliciano (PL-SP), o ex-secretário de Cultura Mário Frias (PL-SP), o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL-SP), e o ex-ministro Ricardo Salles (Novo-SP), que, fora do PL, teria mais dificuldades de viabilizar uma candidatura dentro do partido.
Próximos passos de Eduardo Bolsonaro
Sobre o futuro político de Eduardo, aliados apontam dois cenários. Em um deles, o deputado permaneceria nos Estados Unidos e abriria mão de disputar cargos eletivos a partir de 2027.
A outra possibilidade, considerada mais provável, é o retorno ao Brasil para uma eventual candidatura à Presidência da República ou como vice em uma chapa da direita, com apoio direto do pai. (bahia.ba).
Foto: Beto Barata/PL