Prefeito de Salvador afirma que decisões eleitorais serão tomadas “no momento certo”, após a leitura do cenário nacional e estadual, e confirma possíveis mudanças no secretariado com a desincompatibilização de candidatos
O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou que ainda é cedo para tratar da montagem da chapa da oposição para as eleições de 2026 e reforçou que, neste início de ano, a prioridade da administração municipal é a gestão e a entrega de resultados à população. As declarações foram dadas ao comentar os movimentos do ex-prefeito ACM Neto em relação à formação da chapa majoritária.
“O ano mal começou e vocês (imprensa), já estão pensando em eleição. A gente aqui está focado em gestão, em entregas, em resultados”, destacou o prefeito.
Segundo Bruno Reis, a definição da estratégia eleitoral só ocorrerá no momento adequado, conforme já sinalizado por ACM Neto. “O momento das definições vai chegar. Como o Neto já antecipou, a nossa estratégia é aguardar para ver como vai se comportar a chapa governista e também o cenário nacional”, afirmou.
Entregas e ações no início do ano
O prefeito ressaltou que a administração municipal tem concentrado esforços em uma série de iniciativas recentes. “Hoje foi uma manhã de muitas entregas importantes: inauguramos o sexto ecoponto da cidade, sendo que antes só havia um; entregamos a primeira central de triagem para separação de resíduos sólidos, gerando renda para famílias do Mané Dendê; colocamos caminhão para a coleta seletiva, iniciamos atividades de piscina aquática, entregamos residências, habitações e praças”, enumerou.
“Essa tem sido a nossa preocupação nesse início de ano”, reforçou.
Mudanças no secretariado
Questionado sobre possíveis alterações no secretariado em razão do calendário eleitoral, Bruno Reis confirmou que mudanças devem ocorrer. “Sim, até porque tenho secretários que são candidatos e que vão naturalmente se desincompatibilizar no momento certo. Aí podem ocorrer algumas substituições”, explicou.
O prefeito destacou que a equipe foi formada com base em critérios técnicos e de gestão. “Sempre colocamos quadros técnicos, pessoas qualificadas para áreas específicas. Podemos fazer ajustes e mudanças, independentemente da eleição”, disse.
Entre os nomes citados como pré-candidatos estão Cacá Leão, que disputará vaga de deputado federal; Igor Domingues, pré-candidato a deputado estadual; e Luiz Carlos, que ainda avalia a possibilidade de concorrer à Câmara Federal. “Pode ser que até lá o desejo da política bata no coração de mais alguém, e quem quiser terá nosso apoio e compreensão”, acrescentou.
Disputa ao Senado e estratégia da oposição
Sobre a formação da chapa para o Senado, diante de diversos nomes colocados, Bruno Reis voltou a defender prudência. “Temos excelentes nomes disponíveis, mas vamos aguardar a definição do cenário nacional e do contexto local para ver quais são os melhores nomes para, junto com ACM Neto, disputar a eleição”, afirmou.
Para ele, a oposição precisa entrar na disputa fortalecida. “Vamos enfrentar uma máquina estadual e uma máquina federal. Precisamos ir para essa disputa com os melhores, com quem tenha disposição para o enfrentamento”, ressaltou.
Críticas ao aumento da tarifa de ônibus
Ao comentar as críticas ao reajuste da tarifa do transporte público em Salvador, o prefeito minimizou impactos políticos. “Foi um reajuste contratual, o menor do Brasil. Todos os prefeitos fizeram, os que me antecederam e os que vierem depois também terão que fazer. O contrato é lei e precisa ser cumprido”, argumentou.
Ele ainda comparou com outras capitais. “Vejam o que as outras capitais fizeram, inclusive governadas pelo PT, que aumentaram ainda mais o valor da passagem”, disse.
Convite para compor chapa nacional
Por fim, ao ser questionado sobre um eventual convite para integrar uma chapa nacional como vice de Flávio Bolsonaro, Bruno Reis foi direto: “A mim, diretamente, não houve convite”.
O prefeito concluiu reiterando que o debate eleitoral será feito no tempo certo. “Agora, nossa prioridade é cuidar da cidade e continuar entregando resultados para Salvador”, finalizou.
Da Redação – Soteropolis Noticias
Foto: Divulgação

