Cachoeira volta a ser capital simbólica da Bahia em homenagem à luta pela Independência

O município de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, volta a ocupar, nesta quinta-feira (25), o posto de capital simbólica da Bahia. A transferência da sede do governo estadual cumpre uma determinação legal instituída em 2007, em reconhecimento ao papel histórico da cidade nas lutas que culminaram na Independência da Bahia.

A cerimônia relembra os acontecimentos de 25 de junho de 1822, quando a população cachoeirana declarou apoio a Dom Pedro I como regente constitucional do Brasil, posicionando-se contra as determinações da Coroa Portuguesa, que buscava restabelecer o controle colonial sobre o território brasileiro.

A decisão marcou o início da mobilização militar no Recôncavo e provocou uma reação imediata das forças portuguesas. Os confrontos se estenderam por três dias e culminaram, em 28 de junho de 1822, com a tomada de uma canhoneira portuguesa no Rio Paraguaçu pelas forças brasileiras.

A resistência iniciada em Cachoeira impulsionou a campanha pela Independência da Bahia, que se prolongou por vários meses até a expulsão definitiva das tropas portuguesas de Salvador, em 2 de julho de 1823. A data, um dos principais marcos da história baiana, celebra neste ano 203 anos e simboliza a consolidação da independência no estado.

A transferência simbólica da capital reforça o reconhecimento da importância histórica de Cachoeira na construção da liberdade da Bahia e preserva a memória dos episódios que antecederam a Independência brasileira no estado.

Da Redação – Soteropolis Noticias

Foto:

Siga o Soteropolis Noticias no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp, Facebook e X.