Camaçari: Prefeito Caetano celebra chegada da BYD e agradece Lula por retomada industrial

Em discurso durante a cerimônia de inauguração da fábrica da BYD, nesta quinta-feira (9), em Camaçari, o prefeito Luiz Caetano (PT) fez um discurso marcado por emoção e reconhecimento ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a quem atribuiu o protagonismo na retomada da produção industrial no município após o fechamento da antiga planta da Ford, em 2021.

Caetano relembrou o período de crise vivenciado na cidade com a saída da montadora americana e destacou a mobilização que liderou ao lado de sindicatos e parlamentares para tentar reverter o encerramento das atividades. “Nós chegamos aqui às 5 horas da manhã, em cima de um carro de som, juntamente com o sindicato e diversos parlamentares da oposição à época. O povo chorava, sem saber o que seria de suas famílias. Foi um momento de muita dor”, recordou.

O prefeito afirmou que a chegada da BYD, gigante chinesa do setor de mobilidade elétrica, simboliza um “novo ciclo de prosperidade” para Camaçari e para toda a Bahia. “Precisou Luiz Inácio Lula da Silva voltar a ser presidente para trazer a BYD. Uma fábrica que vai produzir seis ou sete vezes mais do que produzia a Ford”, disse, sob aplausos.

Em tom de agradecimento, Caetano exaltou a parceria entre os governos federal e estadual na reindustrialização do estado. “Quero saudar o maior presidente do Brasil e o maior líder do mundo, Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou, pedindo uma salva de palmas ao chefe do Executivo. Ele também estendeu os cumprimentos ao vice-presidente Geraldo Alckmin, ao embaixador da China, e ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), destacando o papel conjunto de todos na retomada do polo automotivo. (Raul Aguilar-OFFNEWS).

Foto: Divulgação

Mais notícias sobre