CBPM destaca protagonismo da Bahia na Exposibram 2025

Companhia destaca avanços do estado na mineração, preservação ambiental e transição energética

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) celebrou o sucesso da Expo & Congresso Brasileiro de Mineração – EXPOSIBRAM 2025, oficialmente encerrado na quinta-feira (30), que reuniu mais de 50 mil pessoas no Centro de Convenções de Salvador.

Em nota, o órgão baiano comemorou os números e ressaltou a relevância da Bahia na cadeia produtiva mineral, a diversidade de minerais e as campanhas estratégicas para a preservação ambiental e a transição energética.

“Os minerais que vão salvar o planeta estão aqui. Os minerais que vão garantir a preservação da vida estão aqui, e a transição energética passa pela Bahia e pelo Brasil, e passa, portanto, pela política que o IBRAM vem tão bem desenvolvendo para todos os estados brasileiros, sob a liderança de Raul Jungmann”, declarou o presidente da CBPM, Henrique Carballal.

O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), que transformou Salvador em uma vitrine de inovação, sustentabilidade e do futuro da mineração brasileira. Durante os quatro dias de programação, foram mais de 400 estandes na feira de negócios, com a participação de mais de 50 mil visitantes, entre eles 4 mil estudantes, entre jovens e crianças.

O evento contou ainda com a participação de 2.600 palestrantes e mais de 3.500 horas de debates, palestras e painéis técnicos e científicos.

“Isso é fundamental no Brasil. É tão importante para nossa unidade que exista essa forma de pensar, de ver, de construir uma sociedade como ela é aqui”, declarou o presidente do IBRAM, Raul Jungmann, ao exaltar o papel da Bahia e de Salvador para o sucesso do encontro. (Heber Araujo – bahia.ba).

Foto: Divulgação/IBRAM

Mais notícias sobre