De 13 a 19 de julho, Recife se torna a capital nacional da ciência e sedia o maior festival científico da América Latina, com conferências, oficinas, exposições interativas, atrações culturais e debates sobre temas importantes para o País. Evento é aberto a todos e gratuito
A capital pernambucana se prepara para sediar, de 13 a 19 de julho, a 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior e mais tradicional evento científico da América Latina. Pela primeira vez, o encontro será realizado no campus da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife, que se transforma em palco de uma intensa e plural programação científica, cultural e educativa, com entrada gratuita e aberta a todos os públicos.
Com o tema “Progresso é ciência em todos os territórios”, a Reunião reunirá milhares de pesquisadores, estudantes, professores, lideranças sociais, povos e comunidades tradicionais e representantes da sociedade civil. Serão mais de 200 atividades ao longo da semana, incluindo conferências, mesas-redondas, painéis, minicursos, oficinas, exposições, atrações culturais e a tradicional Sessão de Pôsteres da Jornada Nacional de Iniciação Científica.
Entre os destaques da programação estão os pesquisadores internacionais Sudip S. Parikh, CEO da American Association for the Advancement of Science (AAAS), e Brian Lin, diretor de conteúdo do EurekAlert!. Também estão previstas participações da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e dos presidentes das principais agências de fomento à ciência, como Finep, Capes e CNPq. Outros ministros foram convidados, mas ainda não há confirmação de presença. Os debates vão abordar temas como inteligência artificial, computação quântica, agroecologia, mudanças climáticas, segurança hídrica, educação e políticas públicas para o semiárido. Haverá ainda uma sessão especial em homenagem aos 40 anos do MCTI.
Além da programação científica, o evento contará com espaços temáticos inéditos e ampliados, como a SBPC Criança, que oferecerá oficinas de iniciação científica para crianças de até cinco anos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria da Primeira Infância do Recife. A SBPC Jovem trará planetário, feira de ciências, oficinas interativas e o tradicional Circo da Ciência. A SBPC Afro, Indígena e Comunidades Tradicionais terá rodas de conversa, oficinas e lançamentos com a participação de quilombolas, indígenas, povos de terreiro e pescadores artesanais. Já a SBPC Mulher, comissão recém-criada, será voltada à discussão das interseccionalidades de gênero, raça, classe e geração nas ciências. A SBPC Cultural, por sua vez, incluirá apresentações musicais, exposições, manifestações populares e uma tenda gastronômica multicultural com pratos típicos de diversas regiões e povos do Brasil.
Um dos grandes destaques do evento é a ExpoT&C – Exposição de Ciência, Tecnologia e Inovação, a maior mostra científica do país, que apresenta ao público projetos e produtos inovadores de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, museus, startups e organizações da sociedade civil.
A cerimônia oficial de abertura ocorrerá no domingo, 13 de julho, no Teatro do Parque. O evento se encerra no sábado, 19, com o “Dia da Família na Ciência”, dedicado a atividades lúdicas, interativas e culturais para todas as idades.
Para o presidente da SBPC e ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, o retorno da Reunião a Recife tem grande simbolismo. “É motivo de grande felicidade para a SBPC retornar ao Recife, uma capital importante do Nordeste e do Brasil. A região tem crescido muito em sua produção científica, da Zona da Mata ao Sertão. E voltar a uma cidade que também é um dos grandes centros culturais do país — terra de Manuel Bandeira, João Cabral de Melo Neto, Chico Science, Kleber Mendonça Filho, do historiador Evaldo Cabral de Mello e cidade do coração de Clarice Lispector — torna esta edição ainda mais especial”, afirma.
A reitora da UFRPE e presidente da comissão organizadora local, Maria José de Sena, destaca a mobilização da universidade e a qualidade das propostas recebidas para a programação. “Recebemos um número expressivo de propostas, com temas conectados à realidade de Pernambuco e ao espírito desta edição, que tem tudo para ser uma das mais marcantes da história da SBPC”, diz.
A coordenadora-geral da Reunião e secretária-geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales, reforça a missão do evento. “É o momento de mostrarmos a força da nossa ciência e da universidade pública. Queremos reencantar estudantes e mostrar à sociedade que fazemos pesquisa de qualidade, com impacto direto na vida das pessoas. Esta é uma oportunidade única para crianças, jovens e famílias conhecerem de perto o universo científico”, afirma.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site oficial da Reunião: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA.
O credenciamento para jornalistas também está aberto. Profissionais de imprensa interessados na cobertura do evento podem se inscrever pelo link: https://ra.sbpcnet.org.br/77RA/imprensa.
Jornal da Ciência