A lição deixada por Matheus Moreira, um jovem de Antônio Cardoso que cresceu em comunidade quilombola e enfrentou oito edições do ENEM e hoje comemora por cursar Medicina, voltou a circular pelo município neste domingo (16). Enquanto se organizavam para o segundo dia de provas, a determinação de Mathews veio à tona por conta de recente entrevista, na qual salientou: “Temos o poder da escolha”.
E, desta vez, mais de 200 candidatos tiveram um reforço importante para fazer suas próprias escolhas acontecerem. Cinco ônibus disponibilizados pela prefeitura percorreram mais de dez comunidades rurais, passando por localidades como Salgado, Orobó, Sítio Novo, Limoeiro, Subaé, Jurema, Caboronga, Santo Estevão Velho e a sede. A saída, às 10h30, reuniu estudantes carregando expectativas, kits com àgua e lanche e a sensação de que, pelo menos no trajeto, ninguém ficaria para trás.
A cena chamou atenção pela dimensão e pela energia. Jovens embarcando animados, familiares dando os últimos conselhos e profissionais da prefeitura acompanhando a movimentação de perto. A diretora Especial de Políticas para Juventudes, Meriele Santos Reis, ressaltou o impacto da iniciativa, afirmando que “Oferecer transporte é garantir acesso. É simples, mas muda a história de muita gente”.
A secretária de Educação, Reijane Bispo, reforçou a importância de apoiar quem enfrenta um dos dias mais decisivos do ano e frisou que “a igualdade começa no caminho. Se o estudante quer chegar, o poder público precisa ajudar a abrir essa porta”.
O prefeito Jocivaldo dos Anjos acompanhou a saída dos ônibus e deixou seu recado aos candidatos: “Hoje é dia de acreditar. Nossos jovens têm potencial para ir longe e a nossa parte é garantir que eles cheguem onde precisam”, destacou.
Entre os moradores, o clima também era de esperança, afinal, quando o ônibus vai até a comunidade, entende-se que a comunidade não está esquecida. Com portões abrindo ao meio-dia e provas iniciando às 13h30, os candidatos seguiram para mais uma etapa do exame com tranquilidade, segurança e apoio, algo que, em municípios majoritariamente rurais, faz toda a diferença.
Neste domingo, o ENEM em Antônio Cardoso mostrou que compromisso coletivo, infraestrutura e incentivo podem derrubar barreiras silenciosas. E, inspirados pelo exemplo de Matheus Moreira, muitos jovens entraram na sala de prova acreditando que o futuro também pode ser deles. (Ascom).
Foto: Divulgação/Ascom

