A Escola do Legislativo da ALBA concluiu, na tarde desta segunda-feira (15), o curso Comunicação Assertiva, como parte do Programa de Capacitação e Aperfeiçoamento Profissional dos Servidores da Assembleia Legislativa da Bahia. Durante três dias alternados, sempre das 14h30 às 17h30, 17 estagiários, que trabalham em diferentes departamentos e coordenações da Casa do Povo, ouviram palestras, participaram de dinâmicas de grupo e aprenderam diversos conceitos sobre a maneira correta de como devem se comunicar no dia a dia da instituição política.
De acordo com a pedagoga Rosa Elisa, uma das instrutoras, o objetivo geral do curso “é desenvolver competências comunicativas que promovam relacionamentos saudáveis, respeitosos e eficazes, por meio da prática da comunicação assertiva”. Ela explicou que a metodologia aplicada contou com a participação dos estudantes, combinando aulas expositivas com estudos de caso, simulações e momentos de reflexão individual.
Para sensibilizar os estagiários, a pedagoga revelou que foram utilizados recursos audiovisuais, músicas e vídeos, bem como atividades práticas voltadas para o desenvolvimento da escuta ativa, com expressão clara de ideias. No planejamento do curso, os alunos também realizaram autoavaliações e construíram um plano de ação pessoal, promovendo a aplicação adequada da comunicação assertiva em seus conteúdos de vida e trabalho.
“Nós passamos todo este conteúdo, através de dinâmicas e simulações, para que eles consigam aumentar sua confiança, fazendo com que este aprendizado interiorize de forma mais fácil, levando esta bagagem de conteúdo para a vida prática deles, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Temos percebido excelentes resultados com esses estagiários, sendo muito gratificante acompanharmos este desenvolvimento cada vez maior na relação do trabalho aqui na Casa Legislativa”, avaliou a instrutora.
O curso, realizado nos dias 8, 10 e 15 de julho, foi idealizado em três módulos. No primeiro deles, os participantes conheceram os fundamentos da comunicação: conceito, elementos, barreiras e ruídos, a comunicação verbal e não verbal. Na segunda parte, eles receberam informações sobre o conceito da comunicação assertiva, através de características, diferenças entre assertividade e agressividade, além das vantagens da comunicação assertiva no trabalho e na vida pessoal, tudo isso com exemplos práticos e cotidianos.
No último dia, uma série de slides ilustrativos apresentou ao público-alvo o terceiro módulo, intitulado “Autoconhecimento, Assertividade e Escuta Ativa”, englobando questões relativas à inteligência emocional e comunicação; autopercepção e autorregulação; a importância da empatia na escuta e na fala; e o estabelecimento de limites saudáveis. Ao finalizar o curso, a instrutora Camila Marçal, servidora pública e psicóloga da Escola do Legislativo, destacou os cinco pilares da comunicação assertiva: autoconhecimento (saber o que você sente, pensa e precisa); autoconfiança (acreditar no seu direito de se expressar); empatia (considerar o outro sem se anular); equilíbrio emocional (agir com clareza, mesmo sob pressão) e responsabilidade social (com condutas éticas de respeito às empresas e à sociedade). (Agencia Alba).
Foto: Carlos Amilton/Ascom/Alba