Demora no julgamento da cassação do prefeito de Umburanas pelo juiz eleitoral chama atenção

O prefeito de Umburanas, Fabrício Lopes (PRD), é alvo de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida por Lanes da Silva Roque (PSD), segundo colocado nas eleições de 2024. O processo, que tramita na 167ª Zona Eleitoral, apura supostas irregularidades na campanha e pode resultar na cassação do mandato, inelegibilidade e até em novas eleições.

A audiência de instrução e julgamento já foi remarcada diversas vezes, sempre a pedido da defesa do gestor e de outros investigados. Entre as justificativas apresentadas estão atestados médicos de advogadas e compromissos profissionais dos patronos. As sucessivas manobras têm gerado críticas de que a estratégia é protelar o andamento do caso.

Juristas apontam que ações dessa natureza devem ter prioridade, justamente porque tratam da legitimidade do mandato em curso. Com nova data marcada para outubro de 2025, a expectativa é que a audiência finalmente seja realizada, permitindo o avanço da fase de instrução e, posteriormente, o julgamento do mérito. (Politica Livre).

Foto: Divulgação/Aruqivo – Prefeito de Umburanas, Fabrício Lopes (PRD)