Deputado alerta para avanço do câncer de próstata e convoca audiência pública sobre saúde do homem na ALBA

Parlamentar apresenta dados “alarmantes” do Inca, destaca importância do Novembro Azul e reforça apoio à regulamentação da optometria no Brasil.

Em discurso na tribuna da Assembleia Legislativa da Bahia, na tarde desta segunda-feira (17), o deputado fez um alerta contundente sobre o avanço do câncer de próstata no Brasil e na Bahia. Em referência ao Novembro Azul, o parlamentar afirmou que o mês “é dedicado à atenção integral à saúde do homem, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata”.

Segundo o deputado, os números atualizados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) são motivo de grande preocupação. “O Inca estima 71.700 novos casos da doença somente neste ano. Isso significa que 5.975 homens por mês, ou quase 200 por dia, recebem o diagnóstico de câncer de próstata. Os números continuam alarmantes”, destacou.

Ao analisar o cenário baiano, o parlamentar afirmou que o quadro também exige atenção. “Na Bahia são 6.510 novos casos. Por mês, 542 homens são diagnosticados, e por dia, 18 descobrem que têm câncer de próstata. É muito preocupante”, disse. Ele reforçou que o estigma e o preconceito ainda afastam muitos homens do atendimento médico. “Os homens precisam acabar com esse preconceito e procurar o médico. O número é crescente a cada ano”, alertou.

Como membro da Comissão de Saúde da ALBA, o deputado anunciou a realização de uma audiência pública no próximo dia 25 de novembro, às 10h, na Sala das Comissões Eliel Martins, para aprofundar o debate sobre a saúde do homem. “Vamos receber especialistas, médicos e profissionais para discutir este tema tão urgente. Conto com a presença dos senhores deputados”, afirmou.

Além do tema central da saúde masculina, o parlamentar registrou sua participação no 1º Seminário Brasileiro em Lentes de Contato Avançadas de Controle de Miopia, realizado na FAFILTEC. Ele aproveitou para defender a regulamentação da optometria no país. “Quero parabenizar a optometria no nosso Brasil e pedir aos deputados que apoiem o movimento para que essa regulamentação seja efetivada. A optometria é essencial para cuidar da saúde visual”, declarou.

Ao concluir, o deputado reforçou sua preocupação com os dados apresentados e voltou a incentivar os homens a cuidarem da própria saúde. “Não vamos deixar o preconceito atrapalhar. Vamos ao médico, ouvir o profissional e fazer, inclusive, aquele exame especial”.

Da Redação: Soteropolis Noticias

Foto: Divulgação/Ascom/Alba

Siga o Soteropolis Noticias no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp, Facebook e X.